Anúncio
Início Eventos Sociais, Esportivos e Corporativos ABRAPE apresenta quais foram os vencedores do PRESE 2024

ABRAPE apresenta quais foram os vencedores do PRESE 2024

Anúncio

Os vencedores da segunda edição do Prêmio de Responsabilidade Empresarial no Setor de Eventos – PRESE 2024 foram conhecidos na tarde desta última quarta-feira (6).

A cerimônia foi realizada durante a 9ª edição do Congresso Brasileiro dos Promotores de Eventos, no Distrito Anhembi, na capital paulista.

Iniciativa pioneira da Associação Brasileira de Promotores de Eventos (ABRAPE), em parceria com a Ambev, tem o objetivo de fomentar o desenvolvimento de mais práticas ESG no segmento. 

. Foram selecionados 18 dos 41 cases apresentados, e a comissão julgadora definiu os seis vencedores em duas categorias de premiação: ações com custo de até 50 mil e ações acima desse valor.

Anúncio

Cada um dos ganhadores receberá como prêmio uma viagem à South By Southwest (SXSW) Austin 2025, que acontecerá de 7 a 16 de março do próximo ano em Austin, Texas, nos EUA.

O evento traz as tendências e novidades nas indústrias de tecnologia, cinema, TV e música, cultura digital, arte, designer, ativação de marca e muito mais.

No prêmio estão incluídos: passagens aéreas, hospedagens, passaporte de acesso ao evento SXSW, viagem planejada pela Curadoria oclb, empresa parceira especialista em jornada de inovação.

“Com o prêmio, a ABRAPE tem como objetivo mobilizar o setor para a ação, reconhecendo que muitas iniciativas de impacto social e ambiental podem ser implementadas sem custos significativos”, ressalta Jany Lima, diretora de Comunicação e Marketing da ABRAPE e responsável pelo projeto.

“Assim, estamos incentivando ações, independentemente de seu custo, nas duas categorias que estabelecemos. Com isso, acreditamos que podemos promover um engajamento real e efetivo em prol de um futuro melhor”, completa.

Os vencedores em cada categoria foram:

CUSTO DE ATÉ 50 MIL 

Festival Ambienta – Música, Arte e Meio Ambiente (Sonique Produções)

O Festival Ambienta promove a conscientização ambiental por meio da música e das artes. A terceira edição, realizada em Belém no mês de junho, inclui atrações nacionais e locais, oficinas de instrumentos com material reciclável e um fórum sobre música e sustentabilidade.

A iniciativa visa aumentar o impacto ambiental positivo e engajar o público nas causas ecológicas.

Móveis Circulares (We Stand)

O projeto conecta expositores de eventos a ONGs e comunidades em situação de vulnerabilidade, destinando móveis usados para famílias carentes.

Com foco em sustentabilidade, a iniciativa promove a regeneração ambiental e a logística reversa, oferecendo o selo Carbono B para empresas participantes e impactando milhares de famílias no Brasil.

Festa Oboé: Conectando Entretenimento e Impacto Positivo (Agência Fishfire)

A Festa Oboé, que celebra a cultura brasileira, adota práticas ESG para promover impactos positivos. Entre as ações, destacam-se a reciclagem, neutralização de carbono, consumo responsável de água, inclusão social (como a contratação de mulheres trans) e apoio a pequenos empreendedores.

A sustentabilidade e a ética são centrais no evento, com políticas para garantir um impacto duradouro.

CUSTO ACIMA DE 50 MIL 

Tardezinha 2023 (Paz & Bem Entretenimento)

A Turnê Tardezinha, idealizada pelo cantor Thiaguinho e o ator Rafael Zulu, implementou ações ESG em shows pelo Brasil, como a gestão de resíduos sólidos, combate ao assédio sexual (com o programa Tardezinha Segura) e iniciativas de inclusão (como acessibilidade e atendimento para PCDs).

Além disso, a turnê impactou comunidades locais com projetos de energia renovável e segurança alimentar, reforçando a sustentabilidade em cada edição.

Lace o Respeito (Diverti Eventos)

A campanha “Lace o Respeito” visa combater o assédio, homofobia e racismo em eventos. Com tendas de acolhimento e treinamentos para colaboradores, o projeto cria ambientes seguros e inclusivos.

A iniciativa, que já foi expandida para eventos como o Caldas Country e o Carnaval de São Paulo, busca educar e prevenir, promovendo respeito e acolhimento em larga escala.

Rock in Rio – Gestão de Resíduos e Benefícios Sociais

O Rock in Rio 2024 focou na gestão sustentável de resíduos, com a adoção de copos reutilizáveis e a participação ativa do público na separação dos resíduos.

A iniciativa busca atingir a meta de “lixo zero” até 2030, colaborando com cooperativas de reciclagem e garantindo a destinação adequada dos resíduos. O evento também gera renda para catadores, promovendo inclusão social e ambiental.

Anúncio

SEM COMENTÁRIOS

Sair da versão mobile