Alguns torcedores poderão retornar aos eventos esportivos nas próximas semanas após o governo do País de Gales anunciar um esquema piloto para encontros ao ar livre.
Um pequeno número de eventos de teste ao ar livre, entre 200 e 1.000 pessoas, está sendo planejado, e o primeiro deles deve ser realizado em abril.
Eles incluirão eventos culturais e esportivos em todo o País de Gales, incluindo um possível evento em um estádio. Todos os eventos estão sujeitos às autoridades locais e a um acordo com orgãos saúde pública.
Uma série de eventos de teste foram realizados em todo o Reino Unido no verão passado, quando o primeiro bloqueio foi facilitado, mas tudo foi suspenso quando os casos de Covid-19 começaram a subir novamente.
No início de março o primeiro-ministro Mark Drakeford disse: “Continuaremos a abordar a questão da maneira como fizemos no ano passado. Haverá pilotos, haverá experimentos, eles acontecerão em outras partes do Reino Unido, e vamos aprender com essas lições.
“Se os pilotos correrem bem, e se a situação com o vírus continuar a melhorar, então não acho que esteja além das possibilidades de que, no final deste ano, possamos ver o retorno dos espectadores aos eventos esportivos”, completou.
Os fãs de esportes não podem comparecer a eventos no País de Gales desde março de 2020, pouco antes de o país entrar em bloqueio devido à pandemia do coronavírus.