O Brazilian Footwear fechou 2024 somando R$ 677,4 milhões (US$ 128,3 milhões – cálculo pela média cambial) em negócios gerados pelas iniciativas apoiadas.
Com o aporte total de R$ 7,7 milhões nessas ações, o programa reporta um retorno sobre investimentos (ROI) de R$ 88 por cada R$ 1.
O Brazilian Footwear é um programa de apoio às exportações mantido pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).
A coordenadora de Negócios da Abicalçados, Paola Pontin, conta que foram 13 ações físicas, fora a manutenção da plataforma BrazilianFootwear.com, que traz perfis de marcas brasileiras de calçados orientados para o mercado internacional.
As ações foram realizadas na Itália, nos Estados Unidos, na Colômbia e no Brasil, com a realização do Projeto Comprador na BFSHOW.
“Hoje, as exportações de empresas associadas ao Brazilian Footwear representam mais de 75% do total gerado pelas exportações brasileiras de calçados”, comenta Paola.
“Trata-se de um programa fundamental, não somente para a promoção de negócios e da imagem do calçado brasileiro no exterior, mas também para a qualificação do nosso mercado internacional”, completa.
Confira as ações de 2024 que conta com resultados de negócios efetivos e alinhavados nos eventos:
Expo Riva Schuh (13 a 16 de janeiro) – US$ 19,6 milhões
Atlanta Shoe Market (17 a 19 de fevereiro) – US$ 1,87 milhão
Magic Las Vegas (13 a 15 de fevereiro) – US$ 2,7 milhões
Magic Nova Iorque (20 a 22 de fevereiro) – US$ 210 mil
Micam Milano (18 a 21 de fevereiro) – US$ 31,7 milhões
BFSHOW (21 a 23 de maio) – US$ 7,7 milhões
Expo Riva Schuh (15 a 18 de junho) – US$ 19,8 milhões
Missão Colômbia (25 a 27 de junho) – US$ 6,4 milhões
Atlanta Shoe Market (10 a 12 de agosto) – US$ 3,88 milhões
Magic Las Vegas (19 a 21 de agosto) – US$ 112 mil
Micam Milano (15 e 1 de setembro) – US$ 26 milhões
Magic Nova Iorque (22 a 24 de setembro) – US$ 1,9 milhão
BFSHOW (11 a 13 de novembro) – US$ 6,75 milhões