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AEFI aprova planejamento e programação 2025 das feiras italianas

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Fortalecimento do papel da Associação na Itália e no exterior, internacionalização do sistema de feiras italiano e ampliação dos serviços.

Essas são as três principais diretrizes contempladas pelo Plano de Programação e Desenvolvimento 2025, aprovado na última semana pelo conselho de administração da Associação de Exposições e Feiras Italianas (AEFI).

Principal entidade do setor de feiras e eventos na Itália, ativa nas mesas institucionais dedicadas à promoção, internacionalização do “Made in Italy” e à política industrial do país, a AEFI busca aumentar ainda mais sua representatividade no setor.

Atualmente ela conta com 60 associados, sendo 40 distritos (organizadoras com venues próprias) que concentram 96% das feiras internacionais e 20 organizadores.

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O objetivo a ser alcançado por meio da entrada de novos operadores, distritos e organizadores, inclui também a concretização de novas parcerias com associações de setores afins e complementares às feiras e eventos (como eventos congressuais e montadoras).

No que diz respeito à internacionalização da indústria de feiras italiana, que gera um impacto total de 22,5 bilhões de euros anuais nos territórios (segundo análise da AEFI-Prometeia), o Plano de Programação acelera a implementação do ‘Aefi Global Network’, uma plataforma de suporte ao lançamento de eventos e feiras no exterior.

“O projeto prevê um acordo/protocolo entre a Associação e os membros da AEFI com plataformas já existentes no exterior, além do envolvimento de parceiros ministeriais e institucionais responsáveis por políticas de promoção”, explica o presidente da AEFI, Maurizio Danese.

“Trata-se de uma ferramenta destinada a oferecer serviços de suporte operacional e organizacional aos players italianos – tanto distritos quanto organizadores – que desejam se posicionar nos mercados internacionais, protegendo a propriedade intelectual das marcas de feiras individuais”, completa.

Nesse contexto, insere-se também a iniciativa ‘Aefi for Africa’, que contempla a criação de uma comissão para explorar de forma concreta e colaborativa as oportunidades de desenvolvimento de feiras no continente africano.

Entre as principais ações da AEFI para este ano, destaca-se a elaboração de uma espécie de “livro branco” contendo a proposta de um marco normativo específico para o setor, com vistas à formulação de um Texto Único das Feiras.

Outra prioridade é o início de um diálogo com o Ministério do Turismo para sistematizar sinergias e projetos voltados a aumentar o segmento do turismo de feiras de alto gasto, que na Itália movimenta mais de 10 bilhões de euros anuais (segundo estudo da AEFI-Prometeia).

O ano de 2025 será ainda marcado por uma reestruturação organizacional da Associação, visando fortalecer a área de serviços, com foco em monitoramento/observação do setor, implementação de análises conjunturais e pesquisas, atuação de lobby e programas de educação.

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