Na última terça-feira (18) foi assinado o protocolo de intenção para a criação do Grupo de Trabalho conjunto Aefi – Federcongressi&eventi, na Itália.
A formalização ocorreu com a presença dos dirigentes das duas principais associações italianas que representam, respectivamente, o setor de feiras e a indústria de eventos e congressos no país.
A Associação de Exposições e Feiras Italianas (Aefi) é a principal associação do setor de feiras e eventos na Itália, um setor que gera impacto econômico anual de 22,5 bilhões de euros anualmente.
A entidade representa 60 associados, dos quais 40 são centros de exposições que sediam 96% das feiras internacionais realizadas no território italiano, além de 20 organizadores de eventos.
Já a Federcongressi&eventi é a associação nacional que reúne empresas privadas e entidades, com ou sem fins lucrativos, atuantes no setor de:
– Congressos, convenções, treinamentos contínuos credenciados e não credenciados, DMC (Destination Management Companies), incentivo, comunicação e eventos em geral.
Conta com mais de 350 associados, incluindo destinos, locais para eventos, agências organizadoras, fornecedores de serviços e Providers ECM, representando mais de 700 empresas do setor MICE.
No cerne do acordo está o objetivo comum de criar uma rede sinérgica para o crescimento conjunto de dois setores econômicos fundamentais para a promoção do Made in Italy e do Destino Itália.
O presidente da Aefi, Maurizio Danese, explica que o acordo se insere no contexto do Plano de Programação e Desenvolvimento 2025, aprovado em dezembro passado.
“A parceria com a Federcongressi&eventi é mais uma peça essencial de um mosaico colaborativo estratégico, voltado a fortalecer a representatividade da indústria de eventos, feiras e congressos, por meio de uma gestão compartilhada também no que diz respeito às demandas do setor”, disse.
Para a presidente da Federcongressi&eventi, Gabriella Gentile, a assinatura do protocolo de intenção com a Aefi, tem o propósito de gerar valor para ambos os lados.
“Há tempos a Federcongressi&eventi vem promovendo sinergias e intercâmbios de oportunidades com outras organizações do setor MICE e de áreas correlatas, apoiando e impulsionando assim o crescimento do segmento de eventos de negócios”, afirmou.
O Grupo de Trabalho Aefi-Federcongressi&eventi será composto por até três representantes de cada associação e terá a missão de concretizar a cooperação em quatro áreas de atuação:
- Representação – fortalecimento das relações institucionais para valorização das cadeias representadas;
- Formação – desenvolvimento de iniciativas educacionais e de qualificação profissional;
- Análises e pesquisas – estudos para impulsionar a inovação no setor;
- Networking – promoção de conexões estratégicas entre os principais agentes dos dois segmentos.