O Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), recebeu, no último dia 09, o título de “Aeroporto com + Facilidades ao Passageiro e Aeroporto + Limpo”, no prêmio realizado anualmente pela Secretaria de Aviação da Presidência da República.
O resultado é fruto da Pesquisa Permanente de Satisfação do Passageiro, instrumento de política e gestão que ouviu 52.412 viajantes de voos domésticos e internacionais ao longo de 2015. As entrevistas são realizadas diariamente nos 15 aeroportos responsáveis por 80% da movimentação de passageiros no País.
O Aeroporto Internacional Afonso Pena, em Curitiba (PR), foi o vencedor da categoria principal: “Aeroporto + Brasil”. O terminal paranaense também foi apontado como o melhor pelos passageiros em outras três categorias: “Restituição de Bagagem + Eficiente”; “Aeroporto + Cordial”; e “Raio-x + Eficiente”.
O ministro da Aviação, Guilherme Ramalho, destacou o desempenho acima da média da maioria dos aeroportos. “Esse momento marca uma vitória coletiva do setor de aviação civil. No ano de 2015 alcançamos a maior nota de satisfação do passageiro nos 15 principais terminais do País. A percepção do passageiro, além de funcionar como uma ferramenta de gestão, reforça que estamos no caminho certo”, afirmou durante a cerimônia de premiação.
Já o Aeroporto Internacional Governador Aluízio Alves, São Gonçalo do Amarante/Natal (RN), foi escolhido como o “Aeroporto + Confortável” e “Check-in + Eficiente”. O Aeroporto Internacional Juscelino Kubistchek, em Brasília (DF), foi apontado como “Serviço Público + Eficiente”.
Uma das novidades desta edição é que pela primeira vez a Secretaria incluiu duas categorias para reconhecer o desempenho das companhias aéreas. Na categoria “Check-in + Rápido” a vencedora foi a Azul Linhas Aéreas Brasileiras; o troféu Restituição de “bagagem + Eficiente” ficou com a Gol Linhas Aéreas Inteligentes.
Para chegar às 11 categorias, a Secretaria agrupou os indicadores com maior afinidade entre os 48 itens de infraestrutura, atendimento e gestão que fazem parte da Pesquisa de Satisfação Geral do Passageiro, realizada a cada trimestre. O objetivo é estimular a melhoria da prestação de serviços aeroportuários, orientados para a satisfação dos usuários do transporte aéreo.
Também participaram da solenidade representantes da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), as concessionárias dos aeroportos avaliados e as companhias aéreas do País, entre outros órgãos do setor de aviação.
Fonte: assessoria