Três associações globais, que trabalham em prol do setor de feiras e eventos, irão colaborar mais de perto no futuro. A AIPC (Associação Internacional de Centros de Convenções), ICCA (Associação Internacional de Congressos e Convenções) e a UFI (Associação Global da Indústria de Exposições) concordaram em lançar uma Aliança Global. Juntos, eles facilitarão a colaboração e gerarão benefícios mais abrangentes e melhor alinhados para seus associados.
“Somos organizações com uma participação e perspectiva global e já complementamos as atividades uns dos outros de várias maneiras”, aponta Aloysius Arlando, Presidente da AIPC.
No entanto, à medida que os modelos de negócios de exposições, congressos, conferências e outros tipos de reuniões de negócios evoluem, corre-se o risco de haver uma sobreposição das associações globais que atendem esta indústria em crescimento.
“Isso acarreta o risco de a concorrência substituir a colaboração como a força motriz das associações. Com a nossa Aliança Global, nós três escolhemos agregar valor e colaboração para os nossos membros, ao invés de olharmos como concorrentes”, afirma Craig Newman, Presidente da UFI.
A aliança contará com um programa de exploração de intercâmbio e reciprocidade em quatro áreas principais: conteúdo educacional, pesquisa, padrões e demandas do setor. Isso tudo trabalhando de uma maneira flexível e colaborativa entre as três associações, sem que o foco original de cada uma seja comprometido junto aos seus associados.
“Nós operamos em um mundo de constantes mudanças e, ao buscarmos maneiras de cooperar e compartilhar o conhecimento de nossas associações, acreditamos que conseguiremos identificar oportunidades e benefícios para todos”, disse James Rees, Presidente da ICCA.
Além dos resultados práticos imediatos, os parceiros acreditam que a Aliança também oferece potencial para aumentar a credibilidade da indústria como um todo, fornecendo um veículo robusto para mais desenvolvimento. “Ao criar uma melhor integração de nossos esforços, estaremos em posição de aproveitar melhor o investimento de todos e criar maior eficiência para o uso do tempo dos nossos membros”, afirma Senthil Gopinath, CEO da ICCA.
Na foto: James Rees (Presidente do ICCA), Craig Newman (Presidente da UFI) e Aloysius Arlando (Presidente da AIPC).