A 4ª edição do AirConnected faz parte do Evento Nacional Connected Smart Cities (CSCM) que será realizado, entre os dias 4 e 5 de setembro, no Centro de Convenções Frei Caneca.
O CSCM surgiu com a missão de se tornar um evento referência na discussão de propostas para o avanço da mobilidade urbana, de cidades inteligentes e do setor aeroespacial no Brasil.
Já o AirConnected chega para reforçar a importância do segmento de aviação nas agendas de planejamento estratégico de mobilidade urbana de gestões públicas e privadas.
Realizada de forma híbrida, a 8ª edição do evento reuniu mais de 300 palestrantes e cerca de 600 pessoas, além de 2.400 acessos contabilizados durante sua transmissão online.
No âmbito da aviação, o evento frisou a necessidade de colaboração e conexão entre diferentes atores do ecossistema de mobilidade urbana para a busca de opções de transporte mais sustentáveis, viáveis e flexíveis, integrando o setor aéreo nas dinâmicas de deslocamento.
Em 2022, o AirConnected também lançou o Connected Urban Air Mobility (CUAM), que integra soluções de mobilidade aérea, como eVTOLs e aeronaves regionais elétricas, com a discussão da cadeia de transporte aéreo, de cidades e mobilidade urbana.
Neste ano, o AirConnected chega ao evento nacional com um novo posicionamento para reflexão e debate.
O tema central da discussão será: A conexão das cidades inteligentes com o transporte aéreo e a mobilidade aérea urbana.
Uma conexão colaborativa neste âmbito facilita a resolução de obstáculos e a superação de desafios para tornar a mobilidade aérea urbana uma realidade no futuro.
“A relação entre cidade inteligente e transporte aéreo é bastante relevante no contexto do desenvolvimento urbano, da mobilidade e da economia das cidades”, explica Paula Faria, CEO e idealizadora dos eventos.
“Uma cidade inteligente deve considerar o transporte aéreo como parte integrante de sua estratégia de mobilidade, buscando soluções tecnológicas e sustentáveis para melhorar a eficiência, a segurança e a qualidade de vida de seus habitantes, além de desempenhar um papel crucial no crescimento econômico da cidade”, destaca.
O planejamento e desenvolvimento da mobilidade aérea urbana devem envolver a participação integrada e ativa de todos os protagonistas deste ecossistema – cidadãos, poder público, empresas e partes interessadas locais, desde o início do processo.
O desafio é implementar uma mobilidade neste âmbito segura, eficiente, sustentável e benéfica para toda a comunidade nacional.
O público-alvo do evento engloba autoridades e reguladores da aviação, profissionais, especialistas e demais personalidades atuantes nos segmentos de mobilidade urbana aérea:
– Governo; órgãos reguladores e associações comerciais; empresas de tecnologia, infraestrutura, energia; startups de mobilidade, consultorias;
– Empresas de desenvolvimento de aplicativos e plataformas, segurança e regulamentação, e integração com transporte terrestre.
Neste ano, o evento contará com palestras envolvendo as trilhas temáticas: Mobilidade Aérea Urbana e Cidade & Aeroporto – Planejamento Urbano e Desenvolvimento Econômico.
Dentre as questões que serão abordadas, integram-se:
• Planejamento urbano e a conectividade do transporte aéreo em uma cidade inteligente;
• Transporte aéreo como um fator de desenvolvimento econômico de uma cidade inteligente;
• Gestão de cidades inteligentes alinhada com as necessidades da mobilidade aérea urbana;
• Sustentabilidade e promoção de alternativas de transporte de baixo carbono.
Serviço:
Local: Centro de Convenções Frei Caneca
Endereço: R. Frei Caneca, 569 – Consolação, São Paulo
Data: 4 e 5 de setembro de 2023
Para mais informações e inscrições: https://evento.connectedsmartcities.com.br/evento-nacional/