As pequenas e médias empresas da Alemanha serão apoiadas em 2023 para participarem de um extenso programa de feiras de negócios no exterior.
Nessas feiras, as empresas podem contar com o apoio financeiro e organizacional do governo federal alemão. Todas as informações sobre as feiras e os respetivos contatos para participação estão disponíveis através da Associação da Indústria Alemã de Feiras – AUMA.
Comparado com os planos do início do verão no país, o programa agora foi expandido. Um total de quase 300 participações em feiras, em 58 países, estão planejadas agora.
A região-alvo mais importante do programa no próximo ano serão os mercados asiáticos: mais de 140 participações conjuntas de empresas alemãs podem ser apoiadas financeira e organizacionalmente.
Outra região-alvo do programa é a América do Norte com 37 participações, seguida pela África com 33 e Oriente Próximo e Médio com 26 participações.
O Egito é representado pela primeira vez com o número relativamente alto de sete participações. Outros 34 estandes conjuntos estão planejados em feiras na Europa, incluindo 15 fora da União Europeia.
Estão previstas 24 participações na América Latina e quatro na Austrália.
O destaque do próximo ano será a presença da Alemanha como país parceiro no Web Summit de Lisboa, em novembro de 2023. Esta participação também é organizada como um estande conjunto da empresa.
O Ministério Federal da Economia disponibilizou 43,7 milhões de euros para o programa de feiras de comércio exterior. O governo federal arca com cerca de 50% dos custos diretos da feira.
O restante é custeado pela empresa expositora. Como associação da indústria alemã de feiras, a AUMA coordena o programa federal.
Mais informações (em alemão) em: https://www.auma.de/de/ausstellen/foerderungen/foerderungen-im-ausland/liste-auslandsmesseprogramm-bund-2023