Após reunião entre o chanceler federal, Olaf Scholz, e os governadores dos 16 estados alemães nesta terça-feira (21/12), o governo alemão decidiu endurecer as medidas anticovid após o Natal.
A partir de 28 de dezembro as reuniões, tanto em ambientes fechados quanto abertos, estarão limitadas a um máximo de 10 pessoas para vacinadas e recuperadas. Crianças com 14 anos ou menos estão isentas das regras.
Caso uma pessoa não vacinada participe de um encontro, as restrições se tornam mais rígidas, com membros de uma família limitados a se reunir com no máximo duas pessoas de uma outra casa.
Clubes e casas noturnas devem fechar temporariamente e grandes eventos culturais e esportivos devem ocorrer sem púbico.
Embora os organizadores tenham permanecido otimistas, as novas restrições aumentarão as dúvidas sobre se o Festival de Cinema de Berlim, que deve retornar como um evento presencial em fevereiro, seguirá em frente em sua iteração atual.
Regra 2G permanecerá em vigor
A entrada em locais públicos, como restaurantes e cinemas, permanecerá limitada àqueles que forem vacinados ou recuperados, conhecida na Alemanha como regra “2G” (geimpf oder genesen).
Scholz alertou para um aumento acentuado nas infecções devido à variante ômicrom em breve.
Segundo ele, o país ainda está em um período intermediário, já que a medidas recentes contra a pandemia surtiram efeito e a quarta onda está aos poucos sendo controlada. No entanto, de acordo com Scholz, a quinta onda já está se aproximando.
Scholz também anunciou a disponibilidade de auxílio financeiro para empresas impactadas pelas novas restrições.
As autoridades eleitas da Alemanha continuaram a pedir aos cidadãos que se vacinassem, embora se pense que outro bloqueio completo não esteja previsto.