A próxima edição da Alimentaria & Hostelco, que ocorrerá de 23 a 26 de março de 2026 no recinto Gran Via da Fira de Barcelona, retorna com uma proposta única e fortalecida para os setores de restaurantes e hotelaria, além de oferecer ampla representatividade para os demais setores que compõem a indústria alimentícia e sua cadeia de valor.
A plataforma continuará impulsionando a internacionalização e a inovação da indústria, celebrando o marco de seus 50 anos com novas direções liderando ambos os salões.
A Alimentaria & Hostelco já prepara sua próxima edição, criando sinergias que posicionarão novamente a plataforma como um dos maiores pontos de encontro internacionais para o varejo e todos os segmentos que compõem a hotelaria e a restauração.
A feira oferecerá a gama mais completa e transversal para aumentar a competitividade, internacionalização e inovação na distribuição em todas as suas categorias, bem como nos segmentos do universo horeca e hospitality.
O evento de 2026 reforçará setores essenciais para os profissionais da indústria em pleno crescimento, como:
- Coffee, Bakery & Pastry: voltado para bares, cafeterias, confeitarias, sorveterias e padarias.
- Restaurama: um dos salões mais concorridos da Alimentaria, que, junto com a Hostelco, apresentará a maior oferta de foodservice, alimentação fora do lar e equipamentos para varejo, canal horeca e sua cadeia de valor.
O público profissional do setor horeca cresce a cada edição, incluindo representantes de distribuição, centrais de compras, cash & carry, restauração independente ou coletiva e hotelaria. Na edição de 2024, cerca de 52.000 profissionais do setor participaram, representando 25% dos visitantes totais.
Para J. Antonio Valls, diretor-geral da Alimentaria Exhibitions, sociedade da Fira de Barcelona que organiza a Alimentaria & Hostelco, a combinação de ofertas entre os dois salões confere à feira uma dimensão e um posicionamento incomparáveis no âmbito europeu.
“Sem dúvida, oferecemos a maior oferta internacional para atender a todas as necessidades do setor, gerando novas e melhores oportunidades de negócio e expansão global”, disse.
Atividades complementares
Para reforçar o compromisso com o canal horeca, Alimentaria & Hostelco complementará a área expositiva com iniciativas como:
- The Horeca Hub Live Solutions.
- Food & Hospitality Startups, zona de inovação, negócios e empreendedorismo.
- Restauración en Colectividades, focada em restauração coletiva.
- Hostelco Awards, que reconhecem a excelência na restauração.
- Imagine Food Service Europe, projeto desenvolvido com Marcas de Restauración, entre outras ações.
O evento contará com apoio de mais de 75 parceiros, como Hostelería de España, CEHAT, Food Service España, FACYRE e outras associações e instituições relevantes.
Máxima especialização setorial
Além do alcance horeca, Alimentaria & Hostelco continuará a valorizar as grandes tendências transversais que impactam tanto a indústria quanto os consumidores.
A feira ocupará sete pavilhões, totalizando quase 100.000 m² de espaço expositivo líquido, divididos em 13 setores, como:
- Intercarn (carnes e derivados).
- Interlact (laticínios).
- Expoconser (conservas).
- Restaurama (food service).
- Coffee, Bakery & Pastry (cafeterias, padarias e confeitarias).
- Fine Foods (produtos gourmet), entre outros.
Já o salão Hostelco continuará reunindo equipamentos, produtos, serviços e soluções tecnológicas para profissionais de hotelaria, restauração e coletividades, apresentando ideias criativas e formatos de negócios inovadores.