A batalha do estado norte-americano de Utah para ter de volta a Outdoor Retailer parece que está longe de um final – se você ainda não conhece a movimentação, clique aqui para entender a hisória.
Na última semana 25 das maiores marcas da indústria de atividades ao ar livre – incluindo Patagonia, REI e The North Face – enviaram uma mensagem clara para os organizadores da Outdoor Retailer: “Não apoiaremos ou participaremos de um evento em Utah”.
A declaração, publicada em um comunicado de imprensa da The Conservation Alliance, cita o registro irregular de terras públicas de Utah como a principal razão para a decisão.
“Apesar das objeções generalizadas da indústria, a Emerald [empresa controladora da Outdoor Retailer] demonstrou um interesse contínuo em mudar a feira para Utah, um estado que lidera a luta contra monumentos nacionais designados e terras públicas”, diz o comunicado.
“Os líderes da indústria estão expressando seu apoio à Coalizão Intertribal Bears Ears e seus esforços de longa data para proteger a terra natal das Tribos e Pueblos com laços culturais com a paisagem Bears Ears [em Utah].”
No final de 2022, o atual contrato de cinco anos da feira com a cidade de Denver expirará, e os políticos do Colorado e de Utah estão apelando publicamente à Emerald para ser a casa do evento.
Respondendo às notícias, a diretora da feira, Marisa Nicholson, disse que a Emerald ainda está avaliando suas opções e não chegou a uma decisão sobre onde será a próxima casa do evento.
“Estivemos em conversas contínuas com muitos em nosso setor e estamos levando em consideração todas as contribuições e perspectivas”, diz Nicholson.
“Agradecemos a paixão e respeitamos o ponto de vista de todos. Nenhuma decisão sobre datas futuras ou local foi decidida neste momento, e estamos ansiosos para compartilhar nossos pensamentos nos próximos dias”, completou.
Após o comunicado das empreas dizendo que boicotariam a feira, o governador de Utah, Spencer Cox, disse durante coletiva de imprensa que “eles estão prejudicando sua própria causa”.
“Acho que eles não percebem é que com este movimento desistiram de ter um lugar à mesa. Voltem e conversem, adoraríamos ter vocês. Seria incrível…ou não”, ironizou.
As seguintes marcas se juntaram à The Conservation Alliance ao assinar a declaração:
- REI
- Patagonia
- The North Face
- Public Lands
- KEEN Footwear
- Oboz Footwear
- Kelty
- Sierra Designs
- Peak Design
- Toad&Co
- SCARPA
- MiiR
- NEMO Equipment
- Backpacker’s Pantry
- Smartwool
- Therm-A-Rest
- MSR
- Timberland
- Helinox
- GU Energy Labs
- La Sportiva
- Alpacka Raft
- Icebreaker
- Arc’teryx
Concluindo o comunicado, os líderes dessas marcas escrevem:
“Enquanto a delegação eleita de Utah continuar seu ataque às terras públicas e às leis destinadas a protegê-las, a Emerald tem a escolha de mudar a feira para Utah e não ter com ela as principais lideranças da indústria ao ar livre com a feira comercial neste estado.”