A AMPRO – Associação de Marketing Promocional, que reúne e representa todos os segmentos de Live Marketing do País -, acaba de anunciar nova presidente para o Comitê de Trade Marketing, que discute a temática do trade marketing no mercado brasileiro. Ana Paula Andrade, general manager da Marco Marketing Brasil, empresa especialista em trade marketing e inteligência aplicada, passa a orientar os esforços do grupo em 2015 para desenvolver e alavancar o setor.
Ana Paula possui 16 anos de experiência no mercado de trade marketing, está na Marco Marketing Brasil desde 2006 e assumiu como general manager da operação brasileira da companhia, que tem sede na Argentina, no ano passado. A executiva agrega ao comitê sua expertise de business inteligence aplicada aos projetos de trade conquistada na Marco e o conhecimento sobre o funcionamento do segmento como um todo.
O principal desafio do comitê temático em 2015 é desenvolver a ética e o respeito às leis da livre concorrência entre as agências do setor e o mercado que contrata os serviços de trade marketing. “Hoje temos um cenário em que o setor de compras das empresas é cada vez mais decisórios no processo de contratação de prestadores de serviço, bastante em função do preço cobrado. Por conta disso, algumas agências deixam de seguir a legislação e passam a adotar práticas abusivas que as permitem cobrar menos e trabalhar com um orçamento menor. Isso acaba por canibalizar o mercado e torna a missão de fortalecer o segmento dentro do Live Marketing uma meta mais difícil de alcançar”, explica Ana Paula. “Por conta disso, nós queremos poder prover informação a esses profissionais de compras, de trade, de marketing e de comunicação, sobre as formas corretas de contratação de um serviço de trade, falando de melhores práticas e certificando as agências que trabalham de uma maneira séria no nosso mercado”, completa a executiva.
Para combater esta situação, estão entre as ações previstas pelo comitê da AMPRO a criação de parâmetros de custos para agências de promoção e trade; a criação de parâmetros de boas práticas de trade marketing para concorrências e o trabalho de educação em trade para clientes, agências e equipes de promotores.
Além disso, acompanhar a legislação para trabalhos temporários e efetivos no ramo, para seguir com mais autoridade no mercado é uma missão ininterrupta do comitê. “Há uma polêmica discussão com o Supremo Tribunal Federal envolvendo a questão da terceirização da mão-de-obra por agências. Esta é uma causa que o comitê assumiu desde os primeiros casos registrados nos tribunais e o nosso objetivo é participar ativamente e prover o STF de informações suficientes para que haja o reconhecimento do trabalho das agências de trade marketing, sua dinâmica e obrigações versus outros segmentos da economia que efetivamente promovem abusos na terceirização de funcionários”, pontua a presidente.
A primeira ação do grupo em 2015 é o lançamento do Guia de Melhores Práticas em Trade Marketing, voltado para as empresas e os setores contratantes para esclarecer a compra de trade marketing. Serão abordados a conceitualização da atividade, a maneira certa para comprar o serviço, o que os contratos englobam, quais são os impostos e encargos obrigatórios e quais são os tipos de contratação legais. “Muitas vezes, as companhias não sabem por onde começar o processo de contratação e não possuem base para diferenciar as agências que seguem a legislação e a ética do setor e as que baseiam seu trabalho em processos ilegais. Por conta disso, desenvolvemos este material informativo que, ao mesmo tempo, empodera os clientes para a contratação do serviço e obriga que as agências mantenham suas práticas dentro da legalidade de forma transparente”, afirma Ana Paula.
Todas estas propostas agrupadas fazem parte de um objetivo maior, e de longo prazo, que é conseguir uma representatividade maior para trade marketing dentro do mercado de Live Marketing como um todo. O comitê de trade marketing da AMPRO é composto por membros de 21 agências e existe há 5 anos.
A Associação de Marketing Promocional é a maior entidade que representa o setor de Live Marketing em todo o país e a única que desenvolve nacionalmente a teoria e a prática do setor de forma ampla. Com sede em São Paulo, possui cerca de 400 empresas associadas, com representação em várias regiões (sul, sudeste, centro-oeste e norte/nordeste). Para 2015, prepara a segunda edição do Congresso Brasileiro de Live Marketing, maior encontro entre agências especializadas, fornecedores e clientes do setor, para apresentar as tendências e propor soluções para os principais desafios do segmento no Brasil. O evento está marcado para os dias 27 e 28 de julho, em São Paulo. Outros detalhes: