Profissionais de diversos segmentos da comunicação estiveram reunidos no final de novembro para assistir à inspiração do AMPRO Live Festival, o primeiro festival de criatividade organizado pela AMPRO – Associação de Marketing Promocional. O encontro aconteceu em São Paulo, mas teve transmissão via streaming para todo o país.
A ideia foi reunir criativos de diversos segmentos, como artes, digital, design, TV, arquitetura, entre outros.
Com a abertura apresentada por Célio Ashcar Junior e por Wilson Ferreira Junior, o primeiro painel, “Criar, Fazer, Transmitir e Encantar”, foi organizado pela Rede Globo, com as participações de Sergio Valente, diretor de Comunicação da empresa, Carlos Henrique Nascimento, diretor de Desenvolvimento Comercial da área de negócios, e do apresentador da emissora, Serginho Groisman.
Citando as iniciativas da Globo, Valente defendeu que as marcas devem ser maiores que as empresas e que devem acompanhar o movimento das pessoas. Já Nascimento comentou sobre a importância da combinação de fatores, como diversos tipos de ações e plataformas, para atrair o público final.
Na sequência, apresentado por Milton Santana, VP Nacional da AMPRO, Átila Francucci, responsável pela coordenação da campanha de João Doria (PSDB) à Prefeitura de São Paulo, apresentou o sucesso do case “João, Trabalhador”, que ajudou o tucano a conseguir a primeira vitória em turno único da história da capital paulista. A ação durou 90 dias.
Em seguida, o VP de Comunicação da AMPRO, Maurício Magalhães, entrevistou Bob Wollheim, co-fundador da Much More, founding partner da youPIX e head of Digital do Grupo ABC, sobre o tema Digital First – Vida Real. Para ele, as redes sociais são a materialização da necessidade que a sociedade sempre teve de se relacionar: “Só mudou a velocidade”.
Live Talks – design, arte, tipografia, storytelling e arquitetura
O segundo bloco foi de Live Talks, com mediação de Dil Mota, e começou com Tim Lucas, CEO da The Listening Agency, sobre design thinking e a criação na maneira de pensar. Lucas comentou sobre a nova geração CX – Customer Experience e a importância das marcas gerarem empatia com o público.
Elton Henrique da Silva, Jeferson da Silva e Michel Onguer, criadores do Ciclo Social Arte, mostraram a criatividade na arte em muros, com propostas que valorizam e revitalizam as áreas urbanas e levam arte aos moradores das periferias.
Claudio Rocha, designer, tipógrafo, editor e representante brasileiro da Associação Tipográfica Internacional, levou inspiração da tipografia, mostrou a evolução das letras, matrizes e trabalhos que combinam texto e imagens de forma criativa para as marcas. Joni Galvão, fundador da The Plot Company, falou sobre a importância do storytelling.
O último Live Talks foi com Guto Índio da Costa, coordenador do núcleo de design da Índio da Costa A.U.D.T., sobre Design e Arquitetura. Costa comentou sobre a beleza por trás do design e sobre o uso criativo do design para transformar hábitos e costumes de um público.
Novas Mídias e Cannes Lions
Um Talk Show com Pérola Cussiano, brand development lead do Instagram, Maurício Ferreira, CMO lead da Microsoft, e Maia Mau, head de Marketing do Youtube, falou sobre a força das novas mídias, com mediação de Regina Augusto.
O painel Creativity Matters foi com Letícia Malta, managing director da Ascential Latin America, que levou imagens e vídeos da última edição do Cannes Lions, um dos mais prestigiados festivais cinematográficos do mundo. Letícia falou sobre criatividade, comunicação e pessoas.
Inspiração Olímpica
Apresentado por Celio Ashcar Junior, o painel teve mediação de Flavio Machado, da SRCOM, e participações da cineasta e cenógrafa Daniela Thomas, e do designer co-fundador e CEO da Tatil, Fred Gelli. Eles relembraram o sucesso das cerimônias de abertura e encerramento da Olimpíada e Paralimpíada Rio 2016 e detalhes que envolveram os bastidores, a preparação e a execução dos eventos.
O AMPRO Live Festival foi encerrado com a cerimônia do AMPRO Globes Awards 2016, a maior premiação do Live Marketing no Brasil.
Por Camila Barini
Texto tirado da Radar Magazine edição 36.
Para ter acesso a versão digital da Radar Magazine, acesse: https://issuu.com/revistaradarmagazine/docs/rm36