O Antwerp Expo, um dos quatro locais gerenciados pela Easyfairs Bélgica e um dos principais atores do setor de eventos belga, está ampliando seus investimentos na digitalização de sua infraestrutura.
Este é um marco importante na trajetória de sustentabilidade do local, além de aumentar a posição competitiva da Antwerp Expo no segmento internacional de congressos.
A VisitFlanders, comprometida com o desenvolvimento sustentável e a promoção da região, apoia essa iniciativa. A transformação digital inclui vários aspectos:
– Instalação de oito telas de sinalização digital LCD internas e externas, cinco totens móveis LCD internos;
– Uma plataforma de mobilidade para melhor orientação, personalizada para visitantes, expositores e organizadores.
Este último está sendo implementado em colaboração com a Youreka! O investimento total é de €150.000, com a VisitFlanders contribuindo com €62.800 para apoiar essa iniciativa.
Este projeto de digitalização segue o investimento da Antwerp Expo em painéis solares, que reduziram significativamente sua pegada de carbono.
“A instalação foi usada pela primeira vez em dezembro de 2024, e os efeitos já são perceptíveis. As reações foram positivas durante nossos eventos DiveXpo e Art Antwerp, com uma melhoria significativa na experiência dos visitantes”, afirma Philippe Willegems, Head do Antwerp Expo.
“Eles se sentiram mais bem recebidos, mais bem informados e mais apoiados. Os organizadores também relataram um processo mais tranquilo e indicaram que isso os ajudou a destacar melhor suas marcas”, completa.
A criação de uma melhor experiência para o cliente não foi o único critério para este investimento.
A Antwerp Expo também buscou maior eficiência operacional e o aumento de sua atratividade como local de congressos, tanto nacional quanto internacionalmente.
“A Antwerp Expo já possuía uma infraestrutura digital para operações internas, mas, para competir no mercado de congressos internacionais, precisávamos investir em aplicações digitais de última geração”, diz Willegems.
“Isso agora é uma realidade. Combinado com nossa excelência em serviços, podemos agora atrair a atenção de empresas e federações internacionais em busca de um local para congressos”, conclui.
A Antwerp Expo também está avançando na jornada de sustentabilidade de sua empresa-mãe, a Easyfairs.
Em outubro de 2021, a Easyfairs assinou o compromisso “Net Zero Carbon Events Pledge”, comprometendo-se a ser neutra em emissões de CO2 até 2050 e a reduzir pela metade as emissões de gases de efeito estufa até 2030.