A turbulência econômica vivida pelo Brasil nos últimos anos abalou praticamente todos os segmentos. Na área de proteína animal não foi diferente. Entretanto, Celso Cougo, consultor e especialista em Gestão Operacional na Cadeia Produtiva da Carne Bovina, acredita que o pior da crise já passou. Para ele, em 2019 haverá um “crescimento muito interessante para a cadeia produtiva da carne bovina brasileira”. No que diz respeito às exportações, o especialista diz que o Brasil tem potencial para dobrar o seu volume de negócios, que hoje gira em torno dos US$ 5 bilhões anuais.
Para que as projeções otimistas se confirmem, Cougo diz que os produtores precisam aproveitar a crise econômica para reestruturar seus negócios e aumentar a produtividade. E isso já está acontecendo. “De 10 anos para cá, o foco dos produtores mudou. Se antes a preocupação era ter uma matéria-prima capaz de suprir a demanda produtiva, a indústria e o mercado, nessa ordem, hoje o foco está em conhecer melhor o mercado, levantando informações sobre o que produzir, como produzir e para quem produzir”, diz. Segundo ele, essa é a porta de entrada para que os produtores possam montar um plano de negócio com planejamento de venda, identificando as regiões com maior oferta de matéria-prima adequada para esse planejamento vingar para, a partir daí, estruturar a indústria produtora.
Nesse contexto surge a ANUTEC BRAZIL 2018 – Feira Internacional de Fornecedores para as Indústrias de Carnes e Proteína Animal. O evento, que ocorre de 07 a 09 de agosto em Curitiba (PR), reunirá expositores e palestrantes dentro de todo o segmento, levando as soluções e informações necessárias para que os produtores possam otimizar seus negócios e buscar o crescimento dentro do mercado. No total, são esperados cerca de 4 mil visitantes, entre frigoríficos e indústrias do setor, de todo o Brasil e do resto do mundo. “Uma feira do tamanho e abrangência da ANUTEC leva tudo para que produtores, frigoríficos e fornecedores de equipamentos fiquem a par do que está acontecendo”, opina Cougo.
Segundo Cassiano Facchinetti, diretor-geral da Koelnmesse Brasil, organizadora do evento, o intuito da feira é justamente aproximar todos os envolvidos em um segmento importantíssimo para a economia brasileira para impulsionar esse mercado”, diz. “Organizamos o evento nos mesmos moldes da maior feira mundial do setor de alimentos, a Anuga Foodtec, também organizada pela Koelnmesse. Com isso, asseguramos toda a expertise para proporcionar um networking de qualidade entre grandes players do mercado, promovendo uma aproximação capaz de gerar grandes resultados para todo o segmento de proteína animal”, acrescenta.
O evento levará informações sobre toda a indústria, com dados fundamentais para que empresas do setor possam prosperar mesmo em tempos de crise. “O momento turbulento do mercado fez empresas buscarem conhecer melhor as suas operações. Agora conhecemos melhor o setor em seus mínimos resultados. Isso permite às empresas se reestruturar melhor. Quando a economia melhorar, o setor vai recuperar sua competitividade como um todo de forma muito positiva”, afirma. Para ele, a partir do conhecimento do mercado trazido pela ANUTEC, será possível reestruturar as operações para atender melhor o consumidor, controlando custos e melhorando margens de lucro.
Serviço:
Data: 07 a 09 de agosto de 2018
Local: Expo Trade Convention Center
Endereço: Rodovia Deputado Leopoldo Jacomel, 10454 – Vila Amélia, Pinhais – PR
Horário: 13h as 20h
Credenciamento para visitantes: www.anutecbrazil.com.br