Apex-Brasil apresenta “makers” no SXSW. Fique por dentro da programação

Anúncio

O Brasil marcará forte presença na edição 2019 do festival de criatividade e convergência South by Southwest (SXSW), que ocorre de 8 a 17 de março em Austin. A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) leva para o evento uma delegação de 40 empresas, que participarão do Trade Show (feira de negócios) e de rodadas de negócios pré-agendadas. Além disso, haverá uma Casa Brasil, que servirá como espaço de networking e co-working, além de palco para apresentações sobre tendências e inovações desenvolvidas no país.

“A ação no SXSW objetiva a promoção das exportações de empresas dos setores de economia criativa e tecnologia e também a atração de investimentos norte-americanos, principalmente para startups e empresas brasileiras inovadoras”, comenta o Chief Investment Officer da Apex-Brasil, Marco Poli. “O Brasil já é o maior ecossistema de investimento em inovação da América Latina. Temos visto um retorno cada vez maior de investidores internacionais e também um aumento das interações entre grandes corporações locais e internacionais e as mais de 10 mil startups brasileiras. Com esse cenário, buscamos parceiros para rodadas de investimento ainda maiores”, complementa Poli.

Dentre as 40 participantes da delegação brasileira, estão startups e empresas de TI, audiovisual, marketing, educação, mobilidade e biotecnologia, entre outras. Seus produtos e serviços estão alinhados às tendências apresentadas e discutidas no evento, como inteligência artificial, big data, blockchain, internet das coisas, design, realidade virtual e realidade aumentada.

Dessas, 20 exporão suas soluções no Trade Show, a feira comercial do SXSW e as outras terão reuniões de negócios pré-agendadas ao longo do evento. As empresas também receberão mentoria prévia e apoio após o festival para concretização das suas iniciativas de internacionalização.

Anúncio

A Casa Brasil ocupará um espaço de 560 metros quadrados próximo ao coração do evento, o Austin Convention Center. O conceito em torno da Casa será o de “Meet the true Makers”, apresentando os brasileiros como empreendedores que solucionam desafios e criam inovações cotidianamente, gerando startups e empresas competitivas.

Os participantes da delegação brasileira são: A+ Productions, AIS DIGITAL, BeerOrCoffee, Cafundo Creative Studio, Duo2.tv, ENLIZT, Flex Interativa, Asteroide TV, GRAVIDADE ZERO & MONSTER CAPTURE, In Loco, MASS Labs, o2 play, PenGuin Animation, PLURALL.NETWORK, Preta Portê Filmes, Sétima Cinema, Super8Prod, Take, TRiO, Unocode, Biosolvit, Bluezup, ClassApp, DealerNet, Dentro da História, Fotop, Holobox, InEvent, Instanteaser, Joco, Looqbox, Mauro Castro Motion Design, Nodo Digital LTDA, OBr.global, PEER2BEER, Shawee, SlicingDice, Trakto, VATI, wesense art & tech.

Clique aqui para conhecer a programação da Casa Brasil.

Eventos de brasileiros na programação oficial do SXSW

O festival tem um sistema de curadoria que envolve votos do público e análise própria do evento para selecionar os painéis e palestras que ocorrem ao longo do evento. Neste ano, foram selecionados 10 painéis, sendo 7 para a seção Interactive do festival e 3 para a seção Edu (de educação).

Além disso, o filme Amazônia Groove, da Urca Filmes, foi selecionado para a exibição na mostra de cinema do festival; o game Sword Legacy: Omen, da empresa brasileira Fableware, foi indicado para a competição Gamer’s Voice Awards e o game Out of Space, da brasileira BeHold, foi selecionado para a competição Gaming Pitch Competition.

Uma das mentorias do festival será da brasileira Vanessa Mathias, da consultoria White Rabbit. O fundo brasileiro de Venture Capital, Redpoint eVentures, será um dos jurados da competição SXSW Pitch, na categoria Artificial Intelligence Technologies.

A empresa brasileira de Tecnologia da Informação CI&T terá uma programação especial ao longo de um dia, com uma sequência de discussões sobre inovação e tecnologia.

A Embraer é patrocinadora da track de palestras Tech Industry and Enterprise, que terá seis dias de programação durante o evento. Além do patrocínio, a empresa é responsável pelo painel Embraer X and the future of urban mobility e terá um lounge no hotel Hilton.

Por fim, dez participantes do Trade Show farão pitches sobre suas soluções International Innovation Platform, no dia 11 de março.

Confira abaixo as ações de brasileiros na programação oficial do SXSW:

Painéis no SXSW

Brazil: from Resistance to an Interactive Film

Eliza Kapai

Connecting the Hidden Amazon to the World

O2Filmes, Cinedelia, Arqmo, ECAM

The Rise of Black Business in Brazil

Vale do Dendê

Redesigning Cities Through Young Urbans

Stella Hiroki

How to Design Work That Humans Love

MESA

Advantages of Regional Music Services Around the World

iMusica

Cannabis and the Aging Brain

Entourage Phytolab

Painéis no SXSW EDU

Vulnerability Is Power: A New Learning Movement

Future 20 e Descomplica

Making Public Education Thrive in Vulnerable Areas

42formas

An Integral Approach to Teacher Education

Instituto Península

Filmes

Amazônia Groove, da Urca Filmes, documentário com direção de Bruno Murtinho.

http://schedule.sxsw.com/2019/films/2008832?_ga=2.78750994.7488509.1548097256-972743387.1546877160

Guaxuma, animação em curta metragem, dirigido por Nara Normande

http://schedule.sxsw.com/2019/films/2009701

The Orphan – curta metragem dirigido por Carolina Markowicz

http://schedule.sxsw.com/2019/films/2009827

The Garden Left Behind, longa metragem dirigido por Flávio Alves

http://schedule.sxsw.com/2019/films/2008830

Games

Sword Legacy: Omen – da Fableware

Indicado para a premiação de jogos indie Gamer’s Voice Awards

http://gaming.sxsw.com/news/2019/announcing-the-2019-sxsw-gamers-voice-award-nominees/

Out of Space – da BeHold

Selecionado para a competição Gaming Pitch Competition

http://gaming.sxsw.com/awards/pitch-competition/

Mentorias

Vanessa Mathias

White Rabbit

Pitches

Pitch Event – Artificial Intelligence

A brasileira Redpoint eVentures participa do jurí.

Interactive Innovation Awards

Dez brasileiras se apresentarão

Programação especial

CI&T Day Long Program – 11 de março

Patrocínio Embraer

Track: Tech Industry and Enterprise

Palestra: Embraer X and the future of urban mobility

Fonte: APEX-Brasil