Liderança feminina traz inovação e impulsiona resultados no setor de eventos

Anúncio

A presença feminina em atividades antes consideradas exclusivamente masculinas já é uma realidade. No setor de feiras e eventos, por exemplo, a participação das mulheres não só cresceu, ao longo dos anos, como se fez presente também nos cargos de liderança. Um levantamento recente realizado pela UFI, Associação Global para a Indústria de Exposições, com mais de 200 pessoas de toda a cadeia, constatou que 61% dos profissionais acreditam que suas empresas apoiam ativamente a liderança feminina. São as mulheres que estão à frente das grandes transformações deste segmento, cada dia mais qualificado, competitivo e inovador.

Historicamente multidisciplinares, por assumirem diversos papéis sociais ao mesmo tempo, as mulheres possuem características fundamentais para processos de mudança e expansão, como vem ocorrendo na área de eventos. Essa resiliência, tão natural e intuitiva para as mulheres, faz com que elas sejam persistentes em seus objetivos, consigam olhar para desafios e situações por diferentes perspectivas e tenham mais facilidade para lidar com problemas e frustrações, se reinventando rapidamente quando necessário.

Em um ambiente de extrema pressão e que exige máxima entrega, como o de uma feira de negócios, essas habilidades são essenciais, especialmente em cargos de liderança, responsáveis por instruir equipes e gerenciar ou coordenar processos. Conforme a pesquisa da UFI, é justamente nas habilidades comportamentais e mais relacionadas à comunicação que as mulheres se destacam. São atribuídas a elas capacidades como empatia, organização, multitarefas, flexibilidade e paciência, enquanto a ala masculina tem como pontos fortes a assertividade, autoconfiança, poder de decisão, networking e conhecimento técnico.

É nessa diversidade e união de habilidades que mora o sucesso. Na Informa Exhibitions, por exemplo, o quadro de colaboradores é composto em 70% por mulheres, enquanto nos cargos de liderança esse número chega a 54%. Mas é o equilíbrio entre as aptidões masculinas e femininas e, principalmente, a nossa capacidade de potencializar os talentos de cada colaborador, respeitando suas características e individualidades, que nos faz únicos. Essa igualdade traz para o nosso dia a dia muito mais inovação e criatividade.

Anúncio

Somos a prova de que a diversidade no segmento de eventos deixou de ser uma tendência para se tornar uma necessidade. Somente com ambientes respeitosos e uma cadeia mais inclusiva conseguiremos seguir relevantes. Propondo ideias inovadoras, buscando soluções diferenciadas e ajudando a indústria a prosperar. 

Artigo de Araceli Silveira, Vice-presidente de Marketing da Informa Exhibitions