A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), em parceria com o grupo Messe Düsseldorf, lançou o Projeto +Feiras, que consiste em subsidiar até 90% os custos de participação das empresas em cerca de 150 feiras.
O projeto está previsto para acontecer até 2027 e as feiras mapeadas devem ocorrer em cerca de oito países, como Colômbia, Cingapura e Alemanha.
A intenção é ampliar a presença de empresas brasileiras nos negócios internacionais de diferentes segmentos.
O contrato foi assinado pela ApexBrasil com as subsidiárias Messe Düsseldorf North America, Messe Düsseldorf Asia, Messe Düsseldorf Shanghai e Messe Düsseldorf Índia.
Ele prevê a distribuição de cerca de 350 vagas para empresas brasileiras em feiras internacionais de setores como Médico-Hospitalar, Cabos e Fios, Fundição e Metalurgia e Plástico e Borracha.
O pontapé inicial ocorre com a ida de 14 indústrias para a Meditech 2022, entre 12 e 15 de julho, em Bogotá, na Colômbia.
No mesmo segmento, a ApexBrasil já está organizando o +Feiras para a Medical Fair Asia, que acontece entre 31 de agosto e 2 de setembro, em Cingapura.
A ApexBrasil arcará com 100% dos custos do estande para a Messe Düsseldorf. Como contrapartida, a empresa pagará 10% do valor para a agência.
O subsídio foca em modelos de estandes básicos, o que pode variar em cada evento. O objetivo é facilitar a participação direta de empreendedores brasileiros.
“Nossas parcerias com as entidades setoriais continuam. O que estamos fazendo com o +Feiras é ampliar nosso serviço”, explica o coordenador de Eventos Internacionais da ApexBrasil, Filipi Froufe.
“Empresas que, por exemplo, não possuam uma entidade que represente seu segmento, ou que tenham interesse de ir para uma feira específica, sem o quorum exigido pelas associações, poderão entrar em contato conosco”, completa.
O projeto foi idealizado para consolidar uma trajetória que já é bem-sucedida, no âmbito das ações da ApexBrasil.
No primeiro trimestre de 2022, por exemplo, a instituição apoiou a participação de mais de 300 empresas em 15 feiras internacionais de alimentos e bebidas realizadas em 12 países, com volume de negócios fechados em US$ 800 milhões e US$ 3,7 bilhões projetados para os próximos meses.
Esse apoio foi feito através de projetos com entidades setoriais, que organizam e selecionam um número mínimo de empresas para poderem marcar o espaço do Brasil nos eventos.
O que muda com o +Feiras é que agora, além das ações setoriais, a ApexBrasil abre a possibilidade de subsidiar a ida de marcas brasileiras a feiras internacionais conforme interesse e demanda dos empresários, nos mais de 150 eventos que o grupo Messe Düsseldorf organiza.
“Incentivar a participação em eventos internacionais é incentivar as exportações”, comenta Malu Sevieri, CEO da Emme Brasil, representante da Messe Düsseldorf no Brasil.
“Nos estandes, será possível aos brasileiros mostrarem seus produtos, criarem redes de relacionamentos e fecharem negócios com segurança. É por isso que o +Feiras é tão relevante, porque ampliará oportunidades nesse sentido ao Brasil”, finaliza.