Faltando menos de um mês para abertura oficial da Expo 2025 Osaka, na província de Kansai no Japão, o Pavilhão do Brasil, está quase pronto para receber mais de dez mil visitantes por dia.
Coordenado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), o Pavilhão irá mostrar o potencial do país para o mundo por meio da arte e muita sensibilidade.
Com cenografia de Bia Lessa, entre os dias 13 de abril a 13 de outubro deste ano, o pavilhão brasileiro ocupará mil metros quadrados e será dividido em dois edifícios.
A proposta, que transcende a simples exibição das riquezas naturais e culturais do país, vai oferecer aos visitantes uma experiência sensorial única, que une cultura, sustentabilidade e inovação.
“O Japão é um parceiro fundamental na construção de relações comerciais sustentáveis e na criação de novas oportunidades de negócios”, destaca o presidente da ApexBrasil, Jorge Viana.
Para o executivo, a Expo Osaka é uma oportunidade estratégica para o Brasil reforçar sua imagem global como uma potência em cultura e inovação.
“Estamos entusiasmados em apresentar um pavilhão que reflete os princípios de inclusão e sustentabilidade, em total alinhamento com as diretrizes do governo brasileiro”, completa.
A presença brasileira na Expo Osaka é ainda mais especial, pois 2025 marca a celebração dos 130 anos de relações diplomáticas entre Japão e Brasil.
O Japão é um dos principais parceiros do Brasil na Ásia – o 9º principal destino das exportações brasileiras e o 12º maior investidor no território brasileiro.
Esse vínculo também se apoia nos laços humanos e culturais históricos. Atualmente, cerca de 2,7 milhões de descendentes de japoneses vivem no Brasil e cerca de 210 mil brasileiros residem no Japão.
Esse intercâmbio humano especial fortaleceu os laços entre os dois países, que compartilham também o interesse em fortalecer a cooperação em ciência, tecnologia e inovação, além de ampliar o comércio e os investimentos.
O tema da Expo 2025 é “Designing Future Society for Our Lives” – ‘Projetando a Sociedade Futura para Nossas Vidas’.
São esperados representantes de 158 países – entre eles o Brasil – e cerca de 28 milhões de visitantes ao longo dos seis meses de duração.
O evento traz a esperança por um futuro melhor, para superação da atual crise global, protegendo a vida e refletindo estilos de convivência harmônica.
A primeira Exposição Universal foi em Londres, em 1851. O Brasil participa desde 1862 e, a partir de 2010, a participação brasileira passou a ser coordenada pela ApexBrasil.
As edições do evento em Xangai (2010), em Milão (2015) e em Dubai (adiada de 2020 em virtude da pandemia para 2022), contaram com pavilhões brasileiros modernos e interativos, que ofereceram experiências imersivas aos visitantes.
Para saber mais, acesse o site oficial da Expo 2025 Osaka: www.expo2025.or.jp/en