Anúncio
Início Feiras de Negócios ApexBrasil leva empresas brasileiras para expor em grandes feiras no Japão e...

ApexBrasil leva empresas brasileiras para expor em grandes feiras no Japão e no Panamá

Promover a participação brasileira em feiras internacionais é uma das principais frentes de atuação da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).

Seja em países ou continentes diferentes, a finalidade é a mesma: dar aos produtos brasileiros, em toda a sua diversidade e potencial competitivo, a oportunidade de alcançar possíveis importadores no mundo. Desta vez, os destinos são Ásia e América Central.

Nesta semana, a Agência levou uma delegação de 30 empresas nacionais para expor seus produtos na Foodex, a maior feira de alimentos e bebidas do Japão, que ocorre em Tóquio.

Também uma delegação de 16 companhias para a ExpoComer, feira multissetorial focada nos setores de alimentos, bebidas e produtos agrícolas; têxteis; vestuário e acessórios; tecnologia e eletrônica, que tem vez na Cidade do Panamá.

Anúncio

“Ao organizar os pavilhões brasileiros nesses ambientes, bem como a ida de empresas brasileiras para essas exposições, a ApexBrasil promove a imagem e a geração de negócios das empresas nacionais, além de propiciar a prospecção de tendências e análise de concorrência”, aponta o presidente da ApexBrasil, Jorge Viana.

PRESENÇA BRASILEIRA NA FOODEX

A Foodex começou nesta terça-feira (5) e vai até o dia 8 de março, na capital japonesa, e pretende reunir cerca de 85 mil compradores que comercializam dentro do país.

Serão mais de 3.300 expositores de 60 países, o que representa uma oportunidade como porta de entrada para os demais países da região, sobretudo aqueles signatários do Acordo de Parceria Transpacífica (TPP) – acordo de livre-comércio estabelecido entre doze países banhados pelo Oceano Pacífico.

Esta é a 49ª edição da feira, que já se consolidou como uma das mais importantes ações para alimentos, bebidas e agronegócios na Ásia e é a única feira no Japão na qual há uma participação organizada pelo governo brasileiro.

Na edição do ano passado, a ApexBrasil levou uma delegação de 25 empresas que juntas movimentaram USD 123.290.800 entre negócios imediatos e previstos para os 12 meses seguintes.

Neste ano, a delegação está composta por 30 companhias, de todas as regiões do país, sendo 16 delas gerenciadas por mulheres.

Uma delas é a Essenciale, empresa de mel e derivados de pequeno porte, de Minas Gerais, que já esteve na Foodex outras vezes.

Assim como a Esseciale, outras oito empresas participantes da feira são do setor de mel e derivados.

O Japão é o principal importador de própolis do Brasil, o que naturalmente abre muitas portas para o setor.

Além deste, a delegação brasileira na Foodex 2024 está composta por empresas do setor de:

– Carnes de aves, bovinas e suínas; chocolates, balas e confeitos; ovos e derivados; açaí e polpas de frutas; biotecnologia; molhos, temperos e geleias; amendoim e doces;

– Sucos; bebidas destiladas; vinhos, vermutes e vinagres; massas e preparações alimentícias; e açúcar e álcool.

BRASIL NA EXPOCOMER 2024

Por sua vez, a ExpoComer também começou dia 5 e vai até 7 de março, na Cidade do Panamá. O evento é organizado. pela Câmara de Comércio, Indústrias e Agricultura do Panamá (CCIAP),

Trata-se de uma feira multissetorial focada nos setores de alimentos, bebidas e produtos agrícolas; têxteis; vestuário e acessórios; tecnologia e eletrônica.

Na edição do ano passado, foram contabilizados mais de 15.000 visitantes, de 30 diferentes países. Trata-se de uma grande oportunidade para fazer negócios na região da América Central e Caribe.

Após mais de 10 anos, a ApexBrasil volta a marcar presença na ExpoComer. Nesta edição, a delegação brasileira está composta por 16 companhias, oriundas de todas as regiões do país.

Os setores das empresas presentes são equipamentos médicos; bebidas alcóolicas e não alcoólicas; artesanato; tecidos; lácteos; material esportivo; cosméticos; cintas e malhas; maquinário; doces; e alimentos para pets.

A expectativa é de movimentar cerca de US$ 23,5 milhões entre negócios imediatos e nos próximos 12 meses.

Dentre os produtos do agronegócio que serão expostos na ExpoComer, os principais embarques do Brasil ao Panamá em 2023 foram de produtos de confeitaria (US$ 2,7 milhões), sucos de laranja (US$ 1,3 milhão) e alimentos para cães e gatos (US$ 783 mil).

O Brasil é o sexto maior fornecedor de bens para o país, com 2,2% de participação em 2022.

Anúncio

SEM COMENTÁRIOS

Sair da versão mobile
Privacy Overview

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.

Strictly Necessary Cookies

Strictly Necessary Cookie should be enabled at all times so that we can save your preferences for cookie settings.

If you disable this cookie, we will not be able to save your preferences. This means that every time you visit this website you will need to enable or disable cookies again.