Entre os dias 05 e 09 de março, o público da International Food and Hospitality (AAHAR) na Índia, pôde provar um pouco dos sabores da culinária brasileira por meio das 19 empresas nacionais que estiveram na feira.
A participação é fruto da parceria entre a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasl), Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e Ministério das Relações Exteriores (MRE).
Essa foi a 38ª edição da feira, que é um evento B2B realizado pela Organização de Promoção Comercial da Índia (IPTO).
A participação brasileira visa aumentar o volume de exportações brasileiras para a Índia, diversificar a pauta exportadora e posicionar o país como parceiro estratégico para a segurança alimentar, destacando o aspecto sustentável da produção agropecuária nacional.
O consórcio Cabruca de Exportação de Chocolates Finos participou da feira, promovendo o Cabruca Talks, que contou com a participação de representantes do MAPA, da Embaixada Brasileira na Índia, Câmara de Comércio Índia-Brasil, e a equipe do Escritório ApexBrasil em Dubai. Na oportunidade, também foi ministrada uma degustação sensorial guiada dos chocolates.
O professor Henrique Campos, coordenador da Agência de Internacionalização e Exportação (AIEX) da Unifacs, afirmou que os chocolates do litoral sul da Bahia “caíram no paladar dos indianos”.
Segundo ele, há altas expectativas de fechar negócios. Para o diretor do consórcio, Thiago Fernandes, a participação na feira conectou a compradores e possibilitou a construção de relações culturais com stakeholders na Índia.
Empresários reportaram cerca de US$ 6,5 milhões em negócios efetuados e futuros para os próximos meses e mais de 1,1 mil contatos feitos entre compradores e investidores internacionais.