A Art Basel anunciou que realizará uma feira de arte em Paris no mês de outubro, sendo o quarto local em uma agenda de feiras de arte já lotada.
A feira será realizada no local temporário do Grand Palais, o Grand Palais Éphémère, e depois passará para o Grand Palais quando sua restauração estiver concluída em 2024.
“Acreditamos fortemente na dinâmica de Paris e no que está acontecendo com o mercado de arte de lá”, diz Marc Spiegler , diretor global da Art Basel, citando os inúmeros museus privados da cidade e a profusão de novas galerias que estão abrindo.
“Sentimos que é uma cidade excitante, onde podemos fazer coisas interessantes. Não apenas com a feira de arte em si, mas em termos de uma paisagem cultural mais ampla”, diz ele.
A feira de Paris da Art Basel, que será dedicada à arte contemporânea e moderna, substituirá a FIAC, a feira de arte moderna e contemporânea que normalmente acontece no Grand Palais no final de outubro.
Em dezembro, a Réunion des musées nationalaux — Grand Palais (Rmn-GP), a organização cultural que supervisiona o edifício, anunciou que havia aberto a vaga da FIAC a um concurso público.
De acordo com informações da Bloomberg, apesar de um protesto vigoroso da RX France, controladora da FIAC, a MCH Group (dona da Art Basel), venceu e se comprometeu a pagar € 10,6 milhões (US$ 12 milhões) em sete anos.
Em um comunicado de imprensa, a RX France escreveu que a mudança “põe fim a quase 50 anos de confiança e colaboração entre a feira e o Grand Palais. Acabará com a exceção cultural que o FIAC representa; levanta, assim, diretamente a questão do lugar que será reservado para as galerias francesas no futuro.”
“Se for confirmado que os eventos mais estabelecidos estão assim à mercê de decisões tão brutais e unilaterais quanto imprevisíveis por parte dos gerentes dos edifícios que provavelmente os hospedarão na França, é claro que todo o nosso setor que será afetado”, afirma Michel Filzi, presidente da RX France, no comunicado.
Filzi continuou dizendo que “nos reservamos o direito de contestar a decisão relativa à FIAC em tribunal em favor de seu concorrente”.
A edição de Paris da Art Basel entrará em um campo competitivo de feiras de belas artes europeias. O site da FIAC ainda informa que sua feira ocorrerá em outubro.
Enquanto isso, em novembro passado, o MCH Group anunciou que havia cancelado a edição de 2022 de sua lucrativa feira de relógios, Baselworld.