ART-PE 2023 fomenta arte e turismo em Pernambuco

Anúncio ABIMAD39

Sucesso desde a 1ª edição realizada, em 2022, a 2ª Feira de Arte Contemporânea de Pernambuco (ART-PE) acontece de 11 a 15 de julho, no Museu Cais do Sertão (Recife Antigo).

O evento, que integra o Circuito Fenearte, duplica de tamanho e ocupa dois pavimentos do Museu no Centro histórico do Bairro do Recife.

São esperadas mais de 700 pessoas por dia, atraídas por imersão contemporânea de palestras, design brasileiro e efervescência de talentos do Nordeste e do resto do país.

Além da abertura só para convidados na terça-feira (11.07) a programação de quarta a sábado inclui a exposição e comercialização dos acervos de 30 galerias de arte.

Anúncio

Ainda: palestras e talks com conteúdos voltados ao mercado de arte moderna e contemporânea. Estes vão acontecer no auditório do Centro Cultural Cais do Sertão, dentro do Recife Antigo.

Também contempla a programação da feira: venda de livros de arte e loja de produtos fine art. A Cafeteria Borsoi Café, a Wine Concept e a Cervejaria Debron estarão presentes na área de gastronomia do evento.

“Pernambuco sempre foi destaque no turismo cultural e no cenário das artes, então nada mais justo do que também dar mais visibilidade à arte contemporânea”, pontua Diogo Viana, idealizador da ART-PE.

“Assim podemos contribuir para o fortalecimento do Estado enquanto destino turístico cultural, e também para valorizar e descobrir novos talentos”, completa.

Serão mais de 30 galerias de artes, entre alguns coletivos artísticos, projetos sociais e ateliês solos de Pernambuco e galerias de São Paulo como convidadas. Entre elas:

– Galerias Marco Zero, Christal Galeria, Amparo 60, Garrido Galeria, Arte Plural, Casa Antica, Redig Art, Numero Galeria, Arte Maior, Oma Galeria, ADI, Galeria Terra Brasilis e Boi Galeria;

Também estarão presentes os projetos solo de artistas como Pragana, Tiago Cavalcante e Daniel Cavalcanti, e como convidado, o M.O.A. Estudio (SP).

Com a primeira mostra realizada em dezembro do ano passado, o evento passou para o mês de julho e ganhou apoio da Empetur, visando contribuir para a consolidação do estado como destino turístico para os amantes de arte.

A ART-PE acontece simultaneamente à Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte), prevista para acontecer entre 5 e 16 de julho.

O salão de Arte Urbana, que reúne os mais importantes artistas urbanos do cenário nacional, junto a Nuvem Galeria, Mau Mau e Gráfica Lenta, a Galeria Casa do Cachorro Preto, Galeria Lama, Escadaria Ateliê e a convidada A7MA Galeria (SP).

Nesta edição, também ganham espaço acervo sob curadoria de dois colecionadores: Mariana Moura e João Marinho – este último vai reverter o valor das vendas de suas peças para o Prêmio Museu é Mundo e o Movimento Pró-Criança.

A Oficina de Cerâmica Francisco Brennand, instala a loja do instituto, com peças comercializadas pela própria oficina.

O auditório do Cais do Sertão será palco de conversas com personalidades do mercado de arte e do empreendedorismo artístico, como:

– Marcelo Silveira, Cris Rosenbaum, Carlos Melo, Juliana Notari e Daniela Falcão, através de talks, mesas redondas e palestras.

Um dos convidados para os conteúdos de conversa é Thomaz Pacheco, galerista, com nove anos de atividade no mercado de arte, com atuação, destacada no circuito nacional e fundador da Nano Art Market.

Nas áreas de convivências e corredores do centro cultural, haverá uma livraria-âncora com uma especial curadoria de livros de arte e produtos fine arte, além de café, restaurante e cervejaria.

A novidade é um leilão de arte, com peças de cada uma das galerias participantes, no formato presencial apenas para 200 primeiras pessoas que chegarem.

O leilão será no dia 15, a partir das 17h, e será comandado por Sérgio Oliveira, marchand da Arte Maior Galeria.

ROSEMBAUM NA ART-PE

O PROJETO “A ALMA BRASILEIRA”, com curadoria de Cris Rosembaum, estreia na 2ª edição da Feira, com projeto inspirado no desenvolvimento criativo brasileiro e nas novas coordenadas estéticas de brasilidade.

 Para o espaço que ocupará ART-PE, a curadora selecionou trabalhos autorais assinados por 19 criativos, com identidades distintas e marcantes, originárias dos estados de Pernambuco, do Ceará e de São Paulo.

Ao longo dos 5 dias de evento, serão apresentados produtos de design, arte e decoração.

Também integrará a ART-PE a plataforma colaborativa NORDESTESSE, plataforma que tem como foco fomentar as matérias primas e talentos dos nove estados da região.

Na feira de arte contemporânea participa dos talks e apresenta as obras de três artistas:

– A pernambucana Anna Guerra, o piauiense Jabuh e o sergipano Lucas Lemos, que preservam a ancestralidade da região nas suas criações originais, de apelo global e contemporâneo.

Serviço:

Local: Museu Cais do Sertão

Data: Dia 11.07 (terça-feira): Preview Para convidados | De 12 a 15.07 (Quarta a Sábado)

Horário: 13 às 21h