A edição de Julho da FORBES Brasil listou 10 multinacionais que prosperaram no exterior, competindo de igual para igual com as gigantes mundiais. Um dos destaques da lista é a indústria brasileira de aeronaves Embraer.
Seja por ter se reinventado totalmente depois sua privatização, pela consolidação avassaladora com a qual avança num palco dominado por pouquíssimos personagens, a organização é um exemplo de gestão, inovação e estratégia. Para o Presidente da empresa, Frederico Curado, a Embraer está se tornando uma companhia global sediada no Brasil.
As demais instituições da lista não ficam atrás em excelência. A Alpargatas vende seus produtos em 116 países, com 12 fábricas espalhadas por Brasil e Argentina e centros de distribuição nos Estados Unidos e na Europa. Dona de grandes marcas como Havaianas, Topper e Mizuno, ela segue em crescimento, com receita líquida de R$ 948,9 milhões no primeiro trimestre de 2015.
Entre as dez multinacionais estão:
– Embraer – fábricas nos Estados Unidos, em Portugal e na China;
– Alpargatas – 12 fábricas, centros de distribuição nos Estados Unidos e na Europa e 644 lojas;
– BRF – Presença no exterior: fábricas em cinco países e 120 nações atendidas;
– DMS Logistics – Estados Unidos, Chile, República Dominicana e Panamá;
– Empresas Artecola – sete países (incluindo Brasil);
– Fibria – oito CDs em cinco países e exporta para mais de 40 nações;
– Stefanini – unidades em cerca de 33 países;
– JBS – 24 países;
– Vale – cerca de 30 países;
– WEG – 20 fábricas, espalhadas por 11 países.
Para saber mais, leia a FORBES Brasil deste mês, disponível no iPad e nas bancas a partir do dia 30 de Julho.
Fonte: Assessoria