Asia Fruit Logistica 2023 mostra o interesse pelas frutas brasileiras nos países asiáticos

Anúncio ABIMAD39

A Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas) participou da Asia Fruit Logistica, uma das maiores feiras de produtos frescos e agrícolas na Ásia.

A edição de 2023 da feira reuniu os principais players de todo o negócio global de produtos frescos e todas as etapas da cadeia de valor em Hong Kong.

Dez empresas exportadoras de frutas brasileiras participantes do projeto setorial Frutas do Brasil, projeto de internacionalização da Abrafrutas em parceria com a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), marcaram presença na feira.

A participação do Brasil na Asia Fruit Logistica é um reflexo do crescente interesse e importância do País na indústria global de frutas e produtos agrícolas.

Anúncio

Para se ter uma ideia dessa dimensão, atualmente, o Brasil exporta cerca de 30,2 mil toneladas de frutas para o Oriente Médio, sendo a maçã a fruta mais exportada para esses países localizados na Ásia Ocidental, com embarque de 26,5 mil toneladas.

Na Asia Fruit Logistica, os representantes do setor agrícola brasileiro tiveram a oportunidade de estabelecer contatos comerciais, encontrar distribuidores, importadores e outros parceiros de negócios.

De acordo com o presidente da Abrafrutas, Guilherme Coelho, a presença do Brasil na feira foi uma oportunidade para o país demonstrar sua diversidade agrícola e destacar a qualidade das frutas produzidas em seu território.

Segundo ele, foi muito importante a participação, considerando o apetite crescente dos consumidores asiáticos por frutas tropicais e produtos saudáveis, que são segmentos em que o Brasil se destaca.

“O Brasil é reconhecido mundialmente pela produção de frutas tropicais, como mangas, abacaxis, bananas, e outras, bem como frutas de clima temperado, incluindo maçãs, peras e uvas”, afirma o presidente.

“Este reconhecimento se dá ainda pela qualidade das frutas e pelo sabor diferenciado, o que tem feito o mundo olhar e desejar consumi-las”, acrescenta.

Outro aspecto importante é a promoção das boas práticas agrícolas e a ênfase na sustentabilidade na produção de frutas brasileiras.

Muitos consumidores asiáticos valorizam cada vez mais a origem e a sustentabilidade dos produtos que consomem, e o Brasil tem a oportunidade de destacar seu compromisso com a produção responsável.

A participação do Brasil em feiras internacionais permite que o país aprenda com outros líderes do setor na Ásia e no mundo, com a troca de conhecimentos sobre técnicas de cultivo, embalagem e transporte, bem como identificação de novas tendências de mercado que podem ser aplicadas no setor agrícola.

“Em resumo, a participação do Brasil na Asia Fruit Logistica foi uma oportunidade estratégica para consolidar e expandir sua presença no mercado asiático de frutas e produtos agrícolas”, explica.

“Ao mostrar a diversidade de produtos, promover práticas sustentáveis e estabelecer conexões comerciais, o Brasil está contribuindo para fortalecer sua posição como um importante ator na indústria global de alimentos e agrícola, atendendo à crescente demanda por produtos agrícolas saudáveis e de alta qualidade na região asiática”, finaliza.