Durante a reunião do Conselho de Administração nesta quinta-feira (19), uma nova dupla foi eleita para a Presidência da União Francesa dos Profissionais de Eventos (UNIMEV): Béatrice Cuif-Mathieu e Philippe Pasquet.
A nova co-presidência, todos os administradores e a equipe permanente da UNIMEV agradeceram Olivier Roux, Renaud Hamaide e Pierre-Louis Roucaries pelo seu empenho a frente da associação durante estes últimos quatro anos de mandato.
Os dois novos copresidentes, duas personalidades complementares na profissão, pretendem dar continuidade ao trabalho iniciado para políticas favoráveis ao setor dos eventos, ao mesmo tempo que reforçam o apoio à inovação, promovendo o impacto econômico dos eventos profissionais e a atratividade das suas profissões.
De acordo com a UNIMEV, o setor dos eventos tem conseguido tornar-se mais visível na França e comprovar a sua contribuição essencial para a atividade econômica e a influência dos territórios.
Béatrice Cuif-Mathieu, em 2014, assumiu a gestão do Centro de Exposições de Nancy e lançou o Centro de Congressos Prouvé, integrando posteriormente o Convention Bureau e o Posto de Turismo na empresa.
Béatrice também está fortemente comprometida como membro do escritório France Congrès et Evénements (desde 2014), Vice-Presidente da UNIMEV responsável pelas Venues desde 2015, e Administradora da Federação de Empresas Públicas Locais desde 2019. Atualmente ocupa o cargo de Diretora Geral da empresa DESTINATION NANCY.
Philippe Pasquet ingressou no mundo das feiras quando assumiu a responsabilidade da feira têxtil Expofil, que desenvolveu na Ásia e na América do Norte.
Após a ida da Expofil para a Première Vision, líder em feiras têxteis para moda, em 2004, foi nomeado Presidente do Conselho de Administração do novo grupo em 2007, por ocasião da entrada da GL events no capital da Empresa.
Em 2015 foi promovido para o gerenciamento geral de todo o portfólio de feiras comerciais e de consumo do grupo (GL events Exhibitions), em todo o mundo.
Dentro da UNIMEV, Philippe Pasquet preside o Grupo de Organizadores de Exposições e é também diretor do Instituto Francês de Moda.
Os copresidentes desejam ir mais longe e propor seis objetivos para o próximo mandato:
• Consolidar a força da UNIMEV como interlocutor de referência do setor.
• Desenvolver uma governança ágil e eficaz, bem como uma melhor representação nas regiões.
• Investir na realização de eventos: desempenho econômico, desempenho ESG e desempenho de inovação.
• Reunir todos os stakeholders e camadas do setor para servir a experiência do cliente.
• Continuar o trabalho desenvolvido em termos de formação, atratividade de competências e detecção de talentos do amanhã.
• Continuar uma gestão rigorosa e dinâmica da estrutura.
“Através da nossa dupla, demonstramos complementaridade nas nossas abordagens e sensibilidades, mas também nas profissões, empresas e territórios que representamos. Poderemos assim defender hoje, como no futuro, os membros na sua diversidade”, afirmam.
Para colocar em prática este ambicioso projeto, a dupla pretende contar com 10 grandes propostas:
Proposta 1 – Continuar a estratégia de crescimento e representatividade iniciada no mandato anterior, nomeadamente com a chegada da Prestalians, 8 associações regionais e o desenvolvimento de outros projetos de aproximação. (leia aqui e aqui)
Proposta 2 – Promover uma governação coletiva forte com a nomeação de vice-presidentes com responsabilidades significativas.
Proposição 3 – Ampliar a rede de influência e aliados para posicionar o setor como parceiro-chave do governo.
Proposta 4 – Garantir maior representatividade e influência por toda a França através da nomeação de referentes regionais.
Proposição 5 – Contribuir para a adaptação e realização de eventos, as diferentes profissões de eventos e seus stakeholders através de três eixos: Desempenho econômico; Desempenho de inovação Desempenho ESG.
Proposta 6 – Fortalecer o poder de comunicação da UNIMEV, concentrando a atenção no impacto único da mídia de eventos em favor das comunidades e territórios representados.
Proposição 7 – Alinhar todos os stakeholders no serviço da experiência do cliente.
Proposta 8 – Agregar todas as componentes empresariais do setor através da maior integração dos eventos esportivos.
Proposta 9 – Trabalhar na atratividade de competências e na detecção dos talentos de amanhã com, entre outras coisas, a criação de uma rede dedicada às “Mulheres em eventos”.
Proposição 10 – Apoiar o desenvolvimento internacional das nossas empresas e promover a imagem de “lugar França”.
Para implementar este programa, Béatrice Cuif-Mathieu e Philippe Pasquet contarão com os membros do Conselho de Administração que incluem 1/3 dos novos funcionários eleitos, comissões e a equipe permanente da UNIMEV.