Atividades humanas são responsáveis ​​por quase todo o aumento dos gases de efeito estufa na atmosfera nos últimos 150 anos

Anúncio

Segundo EPA (Agência de Proteção Ambiental dos EUA) A maior fonte de emissões de gases de efeito estufa de atividades humanas nos Estados Unidos é a queima de combustíveis fósseis para eletricidade, aquecimento e transporte.

O Setor de Transporte (27% das emissões de gases de efeito estufa em 2020) gera a maior parcela das emissões de gases de efeito estufa.

As emissões de gases de efeito estufa do transporte vêm principalmente da queima de combustível fóssil para nossos carros, caminhões, navios, trens e aviões.

Mais de 90% do combustível usado para transporte é à base de petróleo, que inclui principalmente gasolina e diesel. 

Anúncio

Na realização ou planejamento de um Evento verde, assim como qualquer tentativa de reduzir emissões, resíduos ou promover a sustentabilidade ambiental por meio de medidas orientadas para a ação.

Existem maneiras de ajustar suas ações para tornar seu evento mais sustentável, desde o planejamento e promoção até a implementação e limpeza.

As emissões podem ser reduzidas através de uma variedade de medidas, uma das principais seria “Incentivar a carona ou fornecer ônibus para o evento para reduzir as emissões de transporte.” entre outras como:

• Solicitar alimentos e bebidas orgânicos produzidos localmente para reduzir as emissões de transporte. Se isso não é possível, tente servir produtos do Comércio Justo.

• Considerar opções vegetarianas se uma refeição estiver sendo oferecida.

• Reduzir os resíduos produzidos eliminando quaisquer itens descartáveis, como copos, pratos, recipientes, etc. Evite garrafas de água e latas de plástico também.

• Usando opções de ingressos online, como Eventbrite, ou confirmação de ingresso por e-mail se os ingressos estiverem sendo vendidos para o evento. Além disso, tente evitar a impressão usando a promoção eletrônica do evento. Se os cartazes forem necessário, tente imprimir em papel reciclado.

• Reduza o uso de energia minimizando o uso de luz, água e aquecimento/ar condicionado.

• Se houver prêmios, considere itens que promovam a sustentabilidade, como garrafas térmicas de café, canecas ou sacolas reutilizáveis.

• Use bens ou serviços que resultem em impacto ambiental mínimo.

Em 2018 o SEEG, Sistema de Emissões de Gases de Efeito Estufa do Observatório do Clima fez um ajuste em sua metodologia que mudou de forma significativa as emissões de uso da terra – um setor que foi responsável por 44% das emissões do Brasil – e acabou levando a alterações em toda a série histórica do Sistema.

Veja como a Corrida de Rua da National Geographic no Brasil se tornou mais sustentável adotando ações de educação, gestão de resíduos e compensação ambiental.

“Há uma variedade de oportunidades para reduzir as emissões de gases de efeito estufa associadas ao transporte. Pode-se incentivar formas alternativas de modais, como: bicicleta, transporte coletivo, carona solidária etc”, diz Fernando Beltrame, presidente Eccaplan.

“O uso de combustíveis renováveis ou elétricos também ajudam a reduzir as emissões de CO2. A definição do local do evento também é muito importante, pois irá influenciar as opções de transporte para os visitantes”, completa.

Fernando Beltrame enfatiza que mesmo reduzindo e realizando algumas trocas sustentáveis ainda algumas emissões são inevitáveis, ainda mais na realização de um grande evento ou festival:

“Neste caso, a melhor solução seria mensurar as emissões geradas e realizar a sua compensação, contribuindo para um projeto ambiental certificado de Agricultura Regenerativa, Preservação Florestal ou Energia Renovável.”

Na Eccaplan prezamos pela transparência e veracidade de todo o processo de neutralização, por isso criamos a plataforma Carbon Fair (https://www.carbonfair.com.br/), onde nossos clientes possuem todas as informações e selos de operação realizada.

Fontes: https://climatechange.chicago.gov/ | https://ipam.org.br