Cerca de 70 venues na Alemanha darão início ao novo ano de feiras nesta semana. A PSI, principal feira comercial europeia da indústria de produtos promocionais, será a primeira, ocorrendo em Düsseldorf ao longo de três dias.
Uma dúzia de feiras ocorrerá na metade do mês. No total, mais de 310 feiras estão planejadas para a Alemanha este ano, incluindo mais de uma dezena de novos eventos sobre temas como cuidados, energia e construção.
A duração total de todas as feiras soma 1.107 dias em 2025. Março será o mês mais movimentado, com 53 feiras, enquanto julho será mais tranquilo, com apenas um evento.
O dia mais movimentado do ano será 8 de novembro, quando 16 feiras ocorrerão simultaneamente em toda a Alemanha.
Munique e Nuremberg serão os locais mais movimentados em 2025, com 28 feiras cada, seguidas por Stuttgart, com 24.
“A indústria alemã de feiras comerciais está desafiando a desaceleração econômica na Alemanha. Devemos isso ao público internacional leal de expositores e visitantes”, disse Philip Harting, presidente da Associação da Indústria de Feiras Comerciais Alemã (AUMA).
“No entanto, estamos sentindo cada vez mais a contenção das empresas alemãs devido às suas perspectivas econômicas sombrias no país”, completou.
O executivo reforçou que a indústria alemã de feiras comerciais solicita ao novo governo alemão que forneça rapidamente estímulos fortes de política econômica para o setor de exposições.
Isso inclui a ampliação do renomado programa de feiras comerciais internacionais e do programa de feiras para startups ‘Young Innovators’.
“É também muito necessário digitalizar os processos de visto para nossos convidados e expositores estrangeiros, cruciais para o nosso sucesso como principal destino de feiras do mundo”, apontou.
“Além disso, esperamos que as obrigações de relatórios para nossas empresas sejam reduzidas em termos de burocracia”, completou o executivo.
O primeiro balanço do ano de feiras de 2024 mostra crescimento em todos os indicadores-chave da indústria.
Em comparação com os eventos anteriores, houve, em média, um aumento de 9% no número de visitantes (11,7 milhões), 10% mais empresas expositoras (205 mil) e 7% mais espaço de estandes (7,1 milhões de metros quadrados) nas 322 feiras realizadas no ano passado.
Esse aumento é notável, considerando que 50 feiras foram afetadas por greves nos transportes locais, de longa distância e aéreos durante o movimentado primeiro trimestre de 2024.
Segundo projeções da AUMA, até 250 mil pessoas a mais teriam visitado feiras comerciais se não fosse por esses transtornos.
12 feiras notáveis da Alemanha em 2025:
- 17 a 26 de janeiro, Berlim: A Semana Verde Internacional completará impressionantes 99 anos. Realizada anualmente no centro de exposições sob a Torre de Rádio de Berlim, a feira de dez dias reúne indústrias de alimentos, agricultura, silvicultura, pesca, criação de animais e medicina veterinária.
Na última edição, contou com cerca de 306 mil visitantes e mais de 1.400 expositores.
- 12 a 14 de fevereiro, Dortmund: A Inolope Expo, feira para envoltórios inovadores de edifícios, é um dos novos eventos do ano, voltado para visitantes do setor. Organizado pela Messe Dortmund, o evento ocorrerá a cada dois anos.
- 14 a 18 de março, Hamburgo: A Internorga, feira internacional para hotelaria, panificação e confeitaria, acontece desde 1921. Reúne especialistas anualmente por cinco dias e inclui congressos internacionais e competições do setor.
- 7 a 13 de abril, Munique: A Bauma, maior feira mundial de máquinas de construção e mineração, volta à sua tradicional data na primavera, reunindo meio milhão de visitantes e mais de 3.200 empresas.
- 26 a 30 de maio, Hanover: A Ligna, feira líder mundial de madeira e processamento, comemora 50 anos, prometendo mais de 700 lançamentos.
- 25 a 26 de junho, Wiesbaden: A feira Parking aborda soluções inovadoras para estacionamento e ocorre a cada dois anos.
- 26 a 28 de julho, Hamburgo: A Nordstil, realizada duas vezes ao ano, exibe tendências de casa e estilo de vida, apenas para visitantes do setor.
- 29 de agosto a 7 de setembro, Düsseldorf: O Caravan Salon, voltado para veículos recreativos, é uma das poucas feiras que ocorreram durante os anos de pandemia.
- 15 a 19 de setembro, Essen: A Schweissen & Schneiden, feira líder em tecnologia de solda, acontece a cada quatro anos, atraindo mais de mil expositores e 50 mil visitantes.
- 14 a 17 de outubro, Nuremberg: A Interlift, feira de elevadores, acontecerá pela primeira vez em Nuremberg, com expectativa de crescimento significativo.
- 12 a 14 de novembro, Karlsruhe: A Klimahouse Germany, focada em construção sustentável, é uma nova adição ao calendário e ocorrerá anualmente.
- 4 a 7 de dezembro, Colônia: A Intermot encerra o ano, sendo uma feira internacional para motocicletas, scooters e bicicletas elétricas, preparando o mercado para a próxima temporada.
Crédito da imagem: Hamburg Messe und Congress/Rene Zieger