Anúncio
Início Eventos Sociais, Esportivos e Corporativos Autódromo de Interlagos chega renovado e com energia solar para receber a...

Autódromo de Interlagos chega renovado e com energia solar para receber a Fórmula 1

O Autódromo Municipal José Carlos Pace, conhecido como Autódromo de Interlagos, recebeu somente neste ano R$ 163,6 milhões em investimentos da Prefeitura de São Paulo.

E quem for assistir ao Grande Prêmio São Paulo de Fórmula 1, entre os dias 1º e 3 de novembro, vai encontrar a pista totalmente recapeada e uma estrutura mais moderna.    

 “Saímos de um equipamento deficitário para hoje termos um equipamento que gera emprego, gera renda e gera receita para a cidade”, destacou o prefeito reeleito da cidade, Ricardo Nunes.

Entre as melhorias realizadas para tornar o autódromo ainda mais atrativo, destaca-se o recapeamento completo da pista para garantir a aderência ideal, segurança dos pilotos e condições de alta performance para a corrida da Fórmula 1.   

Anúncio

Atualmente, estão em fase final as intervenções que visam adequar a pista e o “pit lane” (pista auxiliar que dá acesso aos boxes) às exigências da Federação Internacional de Automobilismo (FIA).

Ainda: reforma e manutenção das instalações permanentes, que incluem os boxes, área do paddock, edifício de apoio, centro de controle operacional, área de imprensa, arquibancadas, entre outros.    

Outras intervenções importantes incluem a revisão dos dispositivos de segurança, que compreendem barreiras de pneus, defensas metálicas, alambrados, lavadeiras e pintura antiderrapante nas áreas de escape, essenciais para a proteção dos pilotos.

Também estão sendo realizadas manutenções abrangentes nas instalações permanentes, com serviços de pintura e revisão das instalações elétricas, hidráulicas, pisos, forros, esquadrias e sistemas de gases e ar comprimido.    

O autódromo também está ganhando um novo acesso e um novo Hospitality Center (HC). O antigo HC foi demolido e já está dando lugar à nova megaestrutura.

Ela foi construída na parte posterior do paddock, com 22 mil m², dividida em três pavimentos, que terá capacidade para receber até 6 mil pessoas com total conforto e segurança.

Para o Grande Prêmio de São Paulo de Fórmula 1, uma área de 12.240 metros quadrados no novo HC estará concluída. Outra novidade é a construção de um acesso subterrâneo com 360 metros de extensão sob a reta oposta, próximo ao portão G.

O túnel, que será concluído até abril de 2025, irá facilitar o trânsito de grandes estruturas, caminhões e do público ao interior do circuito, sem a necessidade de atravessar a pista, proporcionando maior fluidez e segurança.    

Além dessas inovações, quem for ao autódromo para assistir ao GP deste ano poderá acompanhar várias homenagens a Ayrton Senna, cuja morte faz 30 anos em 2024.

Alan Adler, CEO do GP de São Paulo, apresentou também inovações relacionadas ao meio ambiente. “Gostaríamos de pontuar a promessa que fizemos no ano passado de entregar uma usina nova, fotovoltaica, para o GP, para Interlagos”, aponta.

“Essas instalações estão completas, são mais de cem painéis, com uma produção de 7 mil KW/hora, que vão atender diretamente as arquibancadas B, Pit Stop e a tribuna”, completa.    

A expectativa é de que a usina promova uma redução de emissões em torno de 30% a 50%. Também foi feita uma central de triagem de resíduos para todos os eventos do autódromo.

“Será permanente e vai gerar renda na comunidade. Acho que é um golaço para o autódromo, com um investimento de 13 milhões de reais. Na construção dessa usina também foram usados blocos de plástico reciclado”, conclui.

IMPACTO PARA A CIDADE

A cidade de São Paulo espera impacto de até R$ 2 bilhões na economia paulistana com a realização do Grande Prêmio. A projeção da Prefeitura para este ano supera a cifra de R$ 1,64 bilhão alcançada no ano passado. 

A expectativa para 2024 é de um aumento de até 21% nessa movimentação financeira, incluindo desde o valor do consumo dos turistas na cidade até os valores de transmissão e impacto na mídia.

Uma pesquisa de perfil do público, realizada pelo Observatório de Turismo e Eventos (OTE), da SPTuris, com apoio da Fundação Getúlio Vargas, durante o GP de São Paulo de 2023, revelou que o perfil e o comportamento dos frequentadores reforçam os números alcançados. 

Em 2023, o público que frequentou o Autódromo movimentou quase R$ 1 bilhão durante o fim de semana da corrida.

Já as operações com organização, patrocínios, transmissão e mídia chegaram a R$ 663,8 milhões no período, totalizando uma movimentação de R$ 1,64 bilhões na cidade.

Segundo os turistas que responderam à pesquisa, a maioria busca outras atrações durante o fim de semana do GP, com bares e vida noturna como destino favorito para lazer, com 24% das respostas, seguidos por compras e shoppings (20%) e passeios turísticos (12,5%). 

Esse público de turistas registrou consumo médio de R$ 4.689 por pessoa em 2023, conforme a pesquisa.

Com isso, somente o impacto causado pela circulação de turistas na cidade, seja de estrangeiros ou de pessoas de outros Estados e do interior de São Paulo, garantiu movimentação de R$ 973,8 milhões na capital.

O levantamento mostra ainda que 56,5% dos entrevistados têm renda familiar mensal entre R$ 4,4 mil e R$ 22 mil. Para 33,8%, a renda mensal é inferior a R$ 4,4 mil e 8,7% têm renda superior a R$ 22 mil mensais.

Os principais meios de transporte utilizados pelos turistas para chegar à capital paulista no fim de semana do GP são avião (41,7%), carro (38,2%) e ônibus (6,8%). Os hotéis dominam no quesito hospedagem (42,2%), seguidos por aluguel de acomodações por aplicativo (18%) e casa de amigos (13,3%).  

Argentinos formavam a maior parte do público estrangeiro que visitou o Autódromo durante a última corrida da Fórmula 1 disputada em solo paulistano.

Dentre os brasileiros, os mineiros foram os que mais visitaram o Autódromo, depois dos próprios paulistas. O estudo ouviu 1.219 pessoas entre 3 e 5 de novembro do ano passado. 

“O GP São Paulo Fórmula 1 tem um destaque natural na estratégia de atrair público do interior paulista, outros Estados e exterior por meio dos eventos”, explica Gustavo Pires, presidente da SPTuris.

“Trata-se de um turista fiel, que consome produtos e serviços da cidade, aquecendo de forma democrática diversos setores econômicos e, como consequência, com positivo impacto social por meio da geração e manutenção de empregos”, finaliza.

Crédito da imagem: Prefeitura de São Paulo

Anúncio

SEM COMENTÁRIOS

Sair da versão mobile
Privacy Overview

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.

Strictly Necessary Cookies

Strictly Necessary Cookie should be enabled at all times so that we can save your preferences for cookie settings.

If you disable this cookie, we will not be able to save your preferences. This means that every time you visit this website you will need to enable or disable cookies again.