Automec 2015

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Assim como vários setores, o mercado de reposição de autopeças também está passando por desafios comuns, como falta de crédito, juros altos, PIB estagnado.

O setor de reposição e reparação automotiva no Brasil, segundo dados do Sindipeças, tem um crescimento anual de 10%.

Nada comparado, aos números deslumbrantes, como aqueles vistos na década de 80, quando a participação do segmento no faturamento da indústria em 1987 atingiu a marca de 27,2%, por efeito dos planos econômicos que tinham como propósito controlar a inflação e limitavam a capacidade de oferta de veículos novos.

“Este é um momento de cautela, mas também de investimento”, diz João Paulo Picolo, Diretor do portfólio automotivo da Reed Exhibitions Alcântara Machado.

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A previsão é de que em 2015, a frota brasileira de carros em circulação chegue a aproximadamente 50 milhões de veículos, isso graças a incentivos de isenção de alguns impostos e facilidade no financiamento, além é claro, das péssimas condições dos transportes públicos.

“Entendemos que 2015 não será um ano de grande crescimento, contudo a frota é significativa e precisará de manutenção, portanto esperamos crescer como nos anos anteriores, oferecendo um produto original e confiável”, comenta Silvio Ricardo Alencar de Almeida, diretor  comercial da América central e América do Sul da DAYCO Power Transmission LTDA

O porta-voz da Freundenberg Filtration, Luciano Ponzio, brinca: “Quando a indústria vai mal na venda de carros zeros, o mercado de reposição funciona muito bem”, e explica, “Se as pessoas não estão comprando carro novo, significa que estão arrumando os que têm, e pra gente isso é bom”.

Outro estímulo para o setor é o programa Inovar-Auto, novo regime do governo federal que tem como objetivo impulsionar a indústria automobilística nacional, até o final de 2015. Isso fará com que o Brasil tenha mais nove fábricas de automóveis, totalizando 25 indústrias em operação.

“A ideia no papel é realmente muito boa, mas será que vai funcionar como o governo espera? Se funcionar vai ser ótimo para o mercado de reposição, mesmo porque, até hoje só foram feitas medidas para o mercado de carros novos”, ressalva Luciano.

E para impulsionar esse mercado lento, mas ainda promissor, vem aí a Automec.

A feira é referência no mercado de autopeças, equipamentos e serviços.

“Apresentamos a cada dois anos as maiores novidades do setor. Para a Reed Exhibitions Alcantara Machado isso é muito importante, pois, nosso objetivo sempre foi mostrar o que há de mais importante para o segmento e gerar bons negócios, e assim, movimentar a economia do país”, explica Picolo.

“A Automec é para nós é uma grande vitrine onde maximizamos a oportunidade de divulgação, exposição e contatos com todo o setor”, diz o diretor da Dayco, e antecipa, “Levaremos para a feira uma gama ampliada de novos produtos para linha Heavy Duty, além do lançamento das linhas de atuadores hidráulicos e o Dampers-Polia do Virabrequim”.

“Além dos produtos já fornecidos ao Aftermarket Automotivo da América do Sul, iremos expor as novas tecnologias de nossas três marcas, como o DCT (embreagem dupla), VCP (variador da fase do eixo de comando), RIU (solução de reparo para cubos de roda) e novas soluções para reparo de transmissão, como o GearBox”, explica Rubens Campos, Vice-Presidente Sênior Aftermarket Automotivo – Schaeffler América do Sul.

“In addition to the products already supplied to the Aftermarket in South America, we will expose the new technologies of our three brands, such as DCT (dual clutch), VCP (variable phase of the camshaft), RIU (repair solution for cubes wheel) and new solutions for transmission repair, as the GearBox”, explains Rubens Campos, Vice-Presidente Sênior Aftermarket Automotivo – Schaeffler América do Sul.

Enquanto todos se preocupam apenas com segurança, a Freudenberg se destaca por se preocupar também com a saúde dos ocupantes.

A empresa trará para a feira o novo filtro de cabine, um sistema que bloqueia o acesso de microorganismos e fungos dentro do veiculo.

“Além disso, levaremos para a Automec o filtro de carvão ativado, que é o nosso carro chefe. Trata-se de um filtro que além de reter as partículas, retém ainda odores e gases. Também trabalharemos a lateral de filtro flexível, uma inovação que tem a capacidade de facilitar a instalação de filtros nos veículos cujos locais de acesso são bem difíceis”, adianta Ponzio.

 

Serviço:

12ª AUTOMEC – Feira Internacional de Autopeças, Equipamentos e Serviços,

De 07 e 11 abril de 2015

Pavilhão de Exposições do Anhembi – SP