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B.L.O.G.P.O. E Davos foi para Singapura….

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E DAVOS foi para SINGAPURA: A importância do presencial

Recentemente foi divulgado pela Organização do Fórum Econômico Mundial ( WEF em Inglês) a sua estratégia de Live Marketing para o ano de 2021. A 51ª edição do tradicional encontro das principais lideranças corporativas, políticas e acadêmicas vai acontecer VIRTUALMENTE na sua “janela” reconhecida (na semana de 25 de Janeiro).

Será uma edição híbrida pois boa parte da estrutura técnica (estúdios de geração do sinal televisivo) estará funcionando no Centro de Convenções de DAVOS (estação de esqui mais alta da Europa) estando conectado com todos os stakeholders que normalmente participam, e desta vez incluindo também, jovens lideranças de centenas de cidades ao redor do mundo. Um exemplo “vivo” e “tecnológico” de demonstração do STAKEHOLDER CAPITALISM, que é o tema macro, focado porém nas discussões do GREAT RESET (“Grande reinício” em tradução livre). Vamos aos fatos:

A 1ª edição do Fórum aconteceu em 1971 no recém construído centro de convenções de Davos, o que só reforça dois pontos muito importantes para o setor de Live Marketing como um todo. Primeiro a fundamental necessidade da infra estrutura física (venues) em relação a necessidade humana de se encontrar para colaborar.

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Desde os tempos pré históricos, quando as reuniões aconteciam ao redor do fogo/fogueira, os seres humanos se reúnem em rituais. Isso faz parte do nosso DNA humano e não irá se alterar mesmo com esta terrível pandemia. Segundo a relevância do conteúdo como “isca” para atrair um determinada comunidade. Neste caso do WEF as primeiras reuniões tinham a intenção de divulgar técnicas gerencias e industriais mais modernas para a comunidade de empresas europeias.

Sim, “content is King and will Always be”. Infraestrutura adequada e boa curadoria de Conteúdo possibilitaram que o o WEF chegasse a ter mais de 50 anos de existência e “sobrevivesse” a pandemia.

A parcial disponibilidade das vacinas no cenário europeu no mês de Janeiro, apesar das grandes notícias e aparente planejamento das ações neste 1º trimestre do ano, levaram os organizadores a optarem pela realização basicamente VIRTUAL do evento na já tradicional data de Janeiro. Mantem a relevância da curadoria, inclui um assunto importante em um período de “baixa” nas pautas jornalísticas e mais importante, emite um sinal de como as corporações estão “pensando” nestes próximos meses.      

“Não devemos nos aglomerar fisicamente enquanto a segurança sanitária estiver restabelecida”  e por outro lado “Não paramos de operar pois os mercados precisam ser atendidos e as ações virtuais tem nos ajudado neste sentido”. Os eventos virtuais funcionando como um “remédio” para a pandemia.

Porém os organizadores em nenhum momento deixaram de planejar ações/encontros presenciais.        Os encontros “face-to-face” são indispensáveis para cultura humana assim como ar e alimentos.
É uma questão de tempo a retomada da realização deste formato de estratégia comercial/relacional.

No caso do WEF esta agendado pela 2ª vez (a 1ª foi no ano do atentado ao World Trade Center em NYC que o fórum foi realizado em NYC como uma forma de “homenagem” a cidade) a realização do evento PRESENCIAL em outra cidade, Neste caso Singapura.  Entre 13 e 16 de Maio as principais lideranças mundiais estará se reunindo fisicamente pela 1ª vez depois da pandemia no moderno centro de convenções da cidade asiática.

Ótimos hotéis , hub aeroportuário fantástico… Pois é! A Tal da infra estrutura que menciono acima. Maio porque, acredito eu, a percepção de segurança sanitária já estará em curso a nível mundial. Lembrando que aqui no Brasil em Junho teremos provavelmente os carnavais de SP/RJ/SSA/Recife e a prova da São Silvestre que simbolicamente esta muito associada ao momento da “passagem do ano” ( Reveillon).

Para o setor de Live Marketing o ano de 2021 começara mesmo no 2º trimestre (abril/maio/junho). É difícil aceitar, mas acho que não teremos escapatória disso.

E por último o TEMA do evento ( GREAT RESET ) que se propõe a ampliar as discussões do impacto das mudanças estruturais que estão impactando o mundo corporativo mundial. Diversidade, empoderamento, responsabilidade ambiental entre outros aspectos. Um fórum de discussão de CEO´s que cada vez mais são cobrados a agir como se fossem governantes de países assumindo responsabilidades corporativas e sociais.

E ao vivo e a cores, pois esta discussão precisa de confiança mútua entre os participantes, com muito networking entre eles, e com a possibilidade de experiências on site que tornarão este encontro em Singapura um marco definitivo na RETOMADA!

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