Graças aos fortes negócios domésticos em 2019 e a um ano de feiras cheio de eventos, a Messe Düsseldorf registrou um sólido crescimento em seu balanço: vendas de 378,5 milhões de euros (ano anterior: 294 milhões de euros) que representa um aumento de 28,7%.
O lucro anual consolidado após impostos é de 56,6 milhões de euros (ano anterior: 24,3 milhões de euros). A Messe Düsseldorf GmbH obteve um aumento nos lucros de pouco menos de 32%. As receitas aumentaram de 260,4 milhões de euros para 344 milhões de euros. Os lucros da GmbH mais que triplicaram. O seu lucro líquido anual aumentou 232% para 50,8 milhões de euros (2018: 15,3 milhões de euros). Isso resulta em um retorno sobre as vendas de 14,8% (ano anterior: 5,9%).
Estes números colocam a Messe Düsseldorf em boas condições para enfrentar a atual crise do novo coronavirus: o capital social aumentou 8,9%, para 518,6 milhões de euros (Grupo Messe Düsseldorf) e 448 milhões de euros (Messe Düsseldorf GmbH).
“Em 2019, operamos de maneira extremamente lucrativa e dispomos de liquidez suficiente e alto patrimônio. Com isso superaremos a crise atual e poderemos moldar a recuperação pós-Coronavirus com sucesso e sustentabilidade”, afirma Werner M. Dornscheidt, Presidente e CEO da Messe Düsseldorf GmbH.
Previsão para o atual ano fiscal de 2020 revisada para baixo
Até o momento, em Düsseldorf, a empresa teve que adiar dez feiras internacionais importantes como consequência da pandemia: CARAVAN SALON, Drupa, Interpack, ProWein, Wire | Tube, BEAUTY, TOP HAIR, ENERGY STORAGE EUROPE, além da SportsInnovation e vários eventos ao redor do mundo. Isso afetará sensivelmente a previsão para o ano comercial atual.
De acordo com as estimativas atuais, as receitas serão reduzidas para menos de 200 milhões de euros e, como resultado, é esperada uma perda de mais de dois milhões de euros. Uma previsão exata não é possível devido à situação em constante mudança.
Retomada
A empresa está se preparando para retomar as suas atividades. “Estamos cooperando estreitamente com autoridades, associações e parceiros para elaborar um conceito para o reinício. Como empresa de feiras, temos que garantir que os altos padrões de segurança e higiene já existentes em nosso Centro de Exposições de Düsseldorf sejam adaptados às últimas descobertas. A saúde de nossos clientes, convidados e funcionários é sempre a nossa principal prioridade”, aponta o CEO.
A Messe Düsseldorf fornecerá informações sobre essas medidas em breve. “Ao mesmo tempo, pretendemos manter as perdas econômicas de todas as partes envolvidas o mais baixo possível e proporcionar aos clientes, parceiros e setores dependentes de feiras a maior segurança de planejamento possível”, diz Dornscheidt.
Em 2019, a Messe Düsseldorf organizou um total de 29 eventos em Düsseldorf (ano anterior: 27), destes 18 eram eventos próprios e 11 eram eventos parceiros e convidados.
Transformação digital: investimento no futuro
“Além do desenvolvimento adicional de conteúdo, continuamos ampliando as opções de apresentação digital para nossos clientes”, diz Dornscheidt e acrescenta: “Por meio de nossos portais on-line, nossas feiras de negócios já acontecem 365 dias por ano”. A Messe Düsseldorf permite que seus expositores apresentem seus produtos de maneira multimídia e façam contato com outros representantes do setor. “Estamos constantemente desenvolvendo esses formatos para tornar o conteúdo de nossos clientes ainda mais atraente e fácil de usar”.
A Drupa, por exemplo, está planejando uma pré-visualização digital no outono, na qual numerosos expositores se apresentarão on-line, para se preparar para a principal feira mundial de tecnologias de impressão, que foi adiada para 2021.
Já a Düsseldorf Congress – subsidiária especializada em congressos, reuniões e eventos do Grupo – também lançou ofertas para conferências virtuais, assembleias e webcasts, provendo os equipamentos técnicos e know-how. “Além da digitalização do formato da feira, também avançamos com a transformação digital da empresa como um todo”, completa o CEO
Fortalecimento dos negócios internacionais
A Messe Düsseldorf, representada por 77 agentes estrangeiros em 141 países, também está a caminho da expansão em escala global. Especialmente em mercados futuros dinâmicos com alto potencial de crescimento como África, América do Sul e Oriente Médio. Com isso a promotora está constantemente expandindo seus negócios internacionais sob a égide das suas quatro principais feiras de negócios: Interpack (Processing & Packaging), MEDICA (Saúde e tecnologias médicas), K (plásticos e borracha) e Wire | Tube (tecnologias de metais e fluxo).
No ano passado a Messe Düsseldorf realizou 57 eventos no exterior, gerando vendas de pouco mais de 70 milhões de euros. Como antes, a Rússia continua sendo o mercado externo mais importante, com vendas de cerca de 34 milhões de euros, seguidas pela China (cerca de 17 milhões de euros) e Cingapura (7,4 milhões de euros).
Crédito da imagem: Messe Duesseldorf/Andreas Wiese