Pressionado por restrições a viagens, o setor de feiras e congressos tem sido um dos mais afetados pelo impacto da pandemia desde seu início.
Depois de uma reta final de 2021 de recuperação progressiva, o setor recebe agora um novo impulso em Barcelona sob a forma de uma injeção extra de, inicialmente, três milhões de euros aportado pela Câmara Municipal da capital catalã.
O investimento será realizado através de um programa denominado ‘Programa de Apoio ao Destino Barcelona MICE’ que conta com a colaboração da Câmara Municipal, Fira de Barcelona, Barcelona Turisme, Gremi d’Hotels e a empresa municipal BSM.
A gestão ficará a cargo do Barcelona Convention Bureau do Barcelona Tourism Consortium.
O objetivo é convencer grandes feiras, como a Mobile World Congress, a continuar em Barcelona e seduzir outros eventos a chegarem, como aconteceu recentemente com o ISE, o congresso mais importante da Europa dedicado ao setor audiovisual.
“É um fundo extraordinário que se junta aos investimentos que já realizamos em grandes feiras, eventos esportivos, culturais e científicos”, definiu o primeiro vice-autarca da Câmara Municipal de Barcelona, Jaume Collboni.
“Em 2022 e 2023 vamos bater recordes na organização de grandes eventos”, previu Collboni.
Barcelona já confirmou 150 congressos e feiras que serão realizados na cidade nos próximos dois anos. Além disso, existem 90 aplicações em aberto.
“Este setor é fundamental para a estratégia futura do turismo em Barcelona. O turista de negócios gasta mais e pode deixar um legado”, disse Eduard Torres, presidente do Turisme de Barcelona.
Segundo dados da Fira de Barcelona, o turismo de congressos e feiras movimenta 4,7 bilhões de euros por ano na cidade e sua área de influência.