A UFI, Associação Global da Indústria de Exposições, lançou a mais recente 32ª edição de sua pesquisa principal, o Barômetro Global de Exposições, que avalia o pulso da indústria.
Esta última edição da pesquisa bienal da UFI foi concluída em janeiro de 2024 e inclui dados de 419 empresas em 61 países e regiões.
A pesquisa também inclui perspectivas e análises para 19 países e regiões específicos – Argentina, Austrália, Brasil, China, Colômbia, França, Alemanha, Grécia, Índia, Itália, Malásia, México, Arábia Saudita, África do Sul, Espanha, Tailândia, Emirados Árabes Unidos, Reino Unido e EUA – bem como cinco zonas regionais adicionais agregadas.
Os resultados destacam que na maioria dos mercados ao redor do mundo, a indústria de exposições se recuperou completamente da queda causada pela pandemia em 2023, com as receitas atingindo um nível comparável ao de 2019, em média.
A perspectiva para 2024 é muito positiva, com as receitas esperadas para crescerem em média 15%, preparando a indústria para alcançar os níveis de receita mais altos já registrados em 2024.
Globalmente, 52% das empresas declaram que planejam aumentar sua força de trabalho nos próximos 6 meses, e 45% declaram que manterão o número atual de funcionários estável.
“Estado da economia no mercado interno” é a questão mais urgente (22% das respostas globalmente), seguida por “Desenvolvimentos econômicos globais” (17% das respostas).
Globalmente, há um consenso esmagador de que a IA afetará a indústria, com 91% das empresas afirmando isso, um aumento em relação aos 87% na edição anterior.
“Nosso relatório mostra que a indústria de exposições não apenas atingiu os níveis pré-pandêmicos em 2023, mas também planeja crescer em 2024, e muitos novos empregos em exposições estão surgindo ao redor do mundo”, diz Kai Hattendorf, CEO da UFI.
“Essa boa notícia ocorre em paralelo com mudanças nas prioridades comerciais, onde considerações econômicas e ambientais mostram progresso significativo”, completa.
OPERAÇÕES
O nível de operações claramente aumentou no segundo semestre de 2023, com uma grande maioria de empresas de todas as regiões (77% no Oriente Médio e África a 57% na América do Norte) declarando um aumento.
Essa tendência continuará em 2024, com, em média, um percentual de empresas relatando uma atividade aumentada variando de 66% na América do Norte a 64% no Oriente Médio e África, 55% na Ásia/Pacífico e 54% na América Central e do Sul e Europa, respectivamente.
FATURAMENTO E LUCROS OPERACIONAIS
O ano de 2023 testemunhou a recuperação completa das exposições, com as receitas atingindo um nível comparável ao de 2019, em média. A perspectiva é muito positiva, com as receitas de 2024 esperadas para crescerem em média 15%.
Essas tendências gerais variam de um país para outro:
Receitas de 2023 comparadas a 2019 variam de 127% na Índia, 120% na Espanha e 110% na Itália, a 88% na Colômbia e 85% na África do Sul, ou a 82% na Alemanha e 80% na Tailândia.
Receitas de 2024 comparadas a 2019 variam de 154% na Índia, 151% na Grécia a 99% na China e 94% na África do Sul.
Em termos de lucros operacionais em comparação com os níveis de 2019, cerca de metade das empresas declara um aumento de mais de 10% para 2023, e um em cada quatro declara estabilidade.
Em comparação com 2022, seis empresas em cada dez declaram um aumento de mais de 10%.
A maior proporção de empresas esperando um aumento de lucro de mais de 10% em comparação com 2019 está nos Emirados Árabes Unidos (91%), Arábia Saudita (80%), Índia (71%), Brasil (67%) e México (64%).
DESENVOLVIMENTO DA FORÇA DE TRABALHO
Globalmente, 52% das empresas declaram que planejam aumentar o número de funcionários nos próximos 6 meses, e 45% declaram que manterão o número atual de funcionários estável.
A maior proporção de empresas planejando adicionar funcionários é identificada na Arábia Saudita (100%), Emirados Árabes Unidos (82%), Índia (80%), Grécia (73%) e Malásia (67%).
QUESTÕES DE NEGÓCIOS MAIS IMPORTANTES
Esta edição destaca mudanças significativas em comparação com a edição anterior do Barômetro lançada há seis meses:
A questão de negócios mais urgente declarada nesta edição é “Estado da economia no mercado interno” (22% das respostas globalmente – comparado com 14% seis meses atrás – e a principal questão em todas as regiões e na maioria dos mercados).
Em geral, “Desenvolvimentos econômicos globais” aparecem como a segunda questão mais importante globalmente (17% das respostas, em comparação com 12% seis meses atrás), seguido por “Desafios geopolíticos” (12%).
“Desafios de gerenciamento interno” (10%) e “Impacto da digitalização” (6%), que eram as duas principais questões seis meses atrás (com 21% e 17% das respostas, respectivamente), agora são precedidas por “Concorrência dentro da indústria de exposições” (11%) e “Sustentabilidade / Clima” (10%).
Uma análise por segmento da indústria (organizador, apenas local e provedor de serviços) não mostra diferenças em relação às três questões mais urgentes para organizadores e provedores de serviços, que permanecem “Estado da economia no mercado interno”, “Desenvolvimentos econômicos globais” e “Desafios geopolíticos”.
Para Venues, “Desafios geopolíticos” são precedidos por “Desafios de gerenciamento interno” e “Concorrência dentro da indústria de exposições”.
A análise da tendência em torno das principais questões de negócios ao longo do período de 2016 a 2024 identifica várias mudanças importantes:
“Desenvolvimentos econômicos globais” e “Estado da economia no mercado interno” voltam a ser as principais questões, com 40% das respostas.
“Impacto da pandemia de COVID-19 nos negócios” e “Desafios geopolíticos”, que não estavam na lista inicial de questões em 2016, aparecem, combinados, em segundo lugar, com 15% das respostas.
“Sustentabilidade / Clima”, combinada com “Questões de outras partes interessadas”, é a questão de crescimento mais rápido, triplicando de 4% das respostas em 2016 para 13% em 2024.
“A concorrência dentro da indústria de exposições” (11% em 2024) subiu ligeiramente novamente desde 2021, mas permanece menos da metade do que representava em 2016 (24%).
“Desafios de gerenciamento interno” agora está ao lado, com 10% das respostas, metade do que representava nos últimos 2 anos.
“Impacto da digitalização” e “Concorrência com outros meios de comunicação” combinados caíram de 30% ou mais nos últimos 2 anos para 10% em 2024.
APLICAÇÕES DE IA GENERATIVA
Pela segunda vez, a 32ª pesquisa do Barômetro perguntou especificamente sobre o impacto da IA generativa na indústria de exposições, para lançar luz sobre essa transformação digital emergente.
A pesquisa visou avaliar a utilização atual da IA em várias funções comerciais e medir as expectativas futuras.
Conforme mencionado acima, 91% dos entrevistados consideram que a IA afetará a indústria, um aumento em relação aos 87% na edição anterior.
As áreas esperadas para serem mais afetadas pelo desenvolvimento da IA são: “Vendas, Marketing e Relações com o Cliente” e “Pesquisa e Desenvolvimento” (ambos com 80%) e “Produção de Eventos” (65%).
Essas são precisamente as áreas onde as aplicações de IA generativa são mais utilizadas atualmente (37%, 35% e 20%, respectivamente).
A 32ª pesquisa do Barômetro Global, concluída em janeiro de 2024, fornece insights de 419 empresas, em 61 países e regiões. Foi conduzida em colaboração com 31 associações membros da UFI.
Os resultados completos podem ser baixados em www.ufi.org/research. A próxima pesquisa Global do Barômetro de Exposições da UFI será realizada em junho de 2024.