Lançamentos voltados à saúde ocular, tecnologia em lentes e armações, grifes internacionais, produtos esportivos e linhas infantis, além de personalidades e especialistas do setor, estarão reunidos para receber um público formado por profissionais, lojistas, industriais, varejistas e consumidores finais durante a realização da Feira Abióptica 2015. para saber mais sobre o setor e as novidades da feira, entrevistamos o Sr. Bento Alcoforado, diretor presidente da Abióptica.
1-) O ano de 2014 foi um pouco conturbado para a economia brasileira de uma maneira geral. Como foi para o setor óptico?
O setor óptico teve, em 2014, o segundo pior desempenho dos últimos dez anos; perdendo, apenas para o ano de 2009, quando teve um crescimento negativo de 1%.
2-) Quanto faturou em 2014, qual foi a margem de crescimento? Qual a expectativa para 2015?
Crescemos 3% em relação ao ano de 2013, alcançando um faturamento de R$23,1 bilhões. A expectativa para 2015 é retomar o patamar de 2 dígitos: ao redor de 10%.
3-) Ainda hoje a maioria dos produtos deste setor são importados? Existem bastante fabricantes brasileiros?
Mais de 85% dos produtos são importados. Há poucos fabricantes nacionais – cerca de 103. Como parâmetro de comparação, a Coreia do Sul tem 485 fabricantes.
4-) No Brasil não há processo de verificação de acuidade visual e ainda é considerado pequeno o número de pessoas que precisam de um óculos e o utilizam. Você enxerga que este é um mercado que ainda tem muito a crescer?
Estudos revelam que nos próximos 5 anos o segmento óptico deverá dobrar de tamanho. Estatísticas da OMS indicam que 50% da população mundial precisam de correção visual. Se aplicado à população brasileira, temos um contingente de 100 milhões de pessoas para fazer correção visual; e, o último IBGE indica que apenas 36 milhões de habitantes o fazem. Ou seja: há mais de 60 milhões de potenciais usuários de solução de correção visual.
5-) O fator da população brasileira estar envelhecendo pode ser um outro fator benéfico ao mercado?
Absolutamente correto – também, segundo o último IBGE
6-) Qual a importância da Feira Abióptica para o setor?
A Expo Abióptica é o mais importante evento do setor na América Latina e um dos cinco mais importantes do mundo, juntamente com a Mido (Itália), Silmo (França), Munich (Alemanha) e Vision (New York). Ela representa a “venda de Natal” do setor.
7-) Quantos expositores e visitantes são esperados? Qual a perspectiva de movimentação de negócios?
São cerca de 100 expositores; e uma circulação expectativa superior a 25 mil pessoas.