Brasil amplia participação no mercado de café especial do Oriente Médio

Anúncio ABIMAD39

O Oriente Médio é um tradicional parceiro dos cafés do Brasil e, nos últimos anos, com o olhar mais voltado ao produto especial, vem ampliando suas aquisições.

Cientes dessa evolução, empresários brasileiros do setor de cafés especiais seguem intensificando networking e negócios com clientes e investidores desse segmento no Oriente Médio e regiões vizinhas.

De 10 a 12 de fevereiro, 23 empresas participantes do projeto setorial “Brazil. The Coffee Nation”, realizaram 665 contatos comerciais – sendo 444 novos – na World of Coffee Dubai 2025, nos Emirados Árabes Unidos.

Estes contatos renderam US$ 48,606 milhões em negócios presenciais e a possibilidade de mais US$ 143,083 mi até o evento de 2026, podendo elevar o total para US$ 191,689 milhões.

Anúncio

O atual montante projetado pode representar um incremento de 230,2% envolvendo as negociações dos cafés especiais do Brasil com importadores do Oriente Médio e representantes de empresas de países de Europa e Ásia que estiverem na feira.

Na edição de 2024, delegação brasileira, através de 389 contatos, fechou transações comerciais de US$ 58,059 milhões — US$ 7,1 mi presencialmente e US$ 50,959 mi nos 12 meses subsequente

Mais um grande número para esse projeto que é desenvolvido em parceria por Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).

A evolução do consumo de café no mundo árabe, principalmente dos especiais, foi diagnosticada pela BSCA em 2020, quando participou da primeira edição do evento em Dubai, conta Vinicius Estrela, diretor executivo da entidade.

“É um crescimento constante e temos sidos cirúrgicos em mantermos nossa presença na feira. O que muito nos anima é que os árabes estão consumindo cada vez mais cafés especiais brasileiros”, aponta Estrela.

“Foi mais uma oportunidade interessante para nossa delegação, composta por cooperativas, produtores, exportadores, entre outros, acompanhar essa apoteose de busca por nossos cafés especiais”, completa.

O executivo completa que a performance do consumo no Oriente Médio estimula o trabalho de promoção na região por parte de BSCA e ApexBrasil, de forma que o país permaneça como destacado player no atendimento à crescente demanda local.

A participação brasileira na World of Coffee Dubai 2025 contou com um estande, onde houve village para exposição de cafés especiais das empresas participantes e ainda:

– Sala de cupping, que realizou oito sessões de degustação com bebidas elaboradas pelo produto especial cultivado em diversas regiões produtoras do Brasil;

– Sala de reuniões e negócios; e um “brew e espresso bar”, que apresentou a iniciativa “Destaques BSCA”, a qual apresentou cafés especiais com a certificação de rastreabilidade da Associação, com pontuação superior a 88 pontos na escala de qualidade de zero a 100.

A quarta edição da feira, que é organizada pela DXB Live em colaboração com a Specialty Coffee Association (SCA), teve público superior a 13,5 mil pessoas e contou com a presença de 1.650 marcas e 320 expositores internacionais, de mais de 50 países.

A quinta edição da exposição está prevista para 18 a 20 de janeiro de 2026.