Começa no próximo dia 08 de outubro e vai até o domingo, dia 12, a Brasil Game Show (BGS), maior feira de games da América Latina. Neste ano serão 180 empresas expositoras, o que reforça a importância do evento no cenário mundial. A BGS contará com a presença das maiores empresas de games do mundo e é escolhida por desenvolvedores, produtoras e distribuidoras para apresentar os principais jogos e lançamentos do ano.
A estimativa de público para a 7ª edição é superior a 250 mil visitantes, número impulsionado pelo forte crescimento do mercado de games. De janeiro a junho de 2013 a procura por jogos cresceu 15,2% em relação ao mesmo período de 2012, segundo dados da consultoria GfK. O faturamento cresceu 21,2%.
Realizada anualmente na capital paulista, um dos maiores mercado do País, a Brasil Game Show comprova esse incremento. O evento cresceu 40 vezes nos últimos cinco anos e nesta edição todos os pavilhões do Expo Center Norte estarão envolvidos. Segundo Marcelo Tavares, diretor e idealizador da BGS, diversas medidas foram tomadas a fim de reunir e fomentar interessados em negócios na área.
Uma delas foi a disponibilização do Sistema de Matchmaking, onde expositores, profissionais da área e representantes da indústria podem interagir e agendar reuniões. “O evento vem mostrando a força do mercado de Games, tanto brasileiro quanto da América Latina, por isso, contará com uma Área Business ampliada, com um pavilhão específico para reuniões de negócios. Sucesso nos anos anteriores, mais de 2,5 mil reuniões já foram realizadas com o Matchmaking desde o início da sua utilização. Para este ano, a expectativa é de um número recorde”, completa.
O Brasil representa US$ 1,5 bilhão do mercado digital de games em 2014. Esse número significa 34% de todo mercado da América Latina, segundo levantamento da SuperData. A venda de consoles no Brasil deve apresentar 14% de crescimento em unidades vendidas em relação a 2013. Este incremento teve como base os consoles fabricados localmente e o lançamento das novas gerações. Já a migração de vendas para geração atual (e mais cara) de consoles fará com que o faturamento cresça até 32,6%.
Segundo o levantamento da GfK, Ação e Aventura continua sendo o gênero mais procurado pelos gamers, representando 41,9% de todos os jogos vendidos. Em segundo lugar, com 20,6%, seguem os jogos de Esporte, impulsionados pelos games de futebol e copa do mundo. Os jogos de tiro em primeira pessoa ficaram em terceiro lugar, com 15,4%.
Um dos destaques da BGS 2014 é o recém-criado “pavilhão indie”, que reunirá estúdios independentes brasileiros em uma área criada especialmente para fortalecer o desenvolvimento de jogos no país. Outro destaque será a Brasil Game Cup (BGC). O campeonato, que contará com torneio de DotA 2, terá premiação recorde de R$ 60 mil e reunirá os principais times do Brasil e da América Latina.
Além disso, haverá o Museu da Feira, onde os visitantes poderão ver de perto e até jogar em consoles de todas as gerações de videogames. São cerca de 100 consoles disponíveis, com um espaço dedicado para portáteis. Para os mais saudosistas, a BGS terá uma área dedicada aos Arcades, as tradicionais máquinas de fliperama. São 80 máquinas livres para os visitantes jogarem.
BRASIL GAME SHOW
De 08 a 12/10
Local: Expo Center Norte – SP