O Brasil estará presente novamente na Semana de Design de Milão (Milan Design Week), considerado um dos mais importantes encontros no universo do design.
Serão 90 marcas brasileiras de design, mobiliário e decoração – entre empresas e profissionais independentes – no evento com o apoio da ApexBrasil e da ABIMÓVEL.
O evento é composto por duas mostras: o iSaloni – Salão do Móvel de Milão (Salone del Mobile.Milano), o maior evento do setor moveleiro no mundo, e o Fuorisalone, que conta com múltiplos projetos de arte e cultura, e acolhe exposições paralelamente ao Salão do Móvel.
Esta será a 8ª vez consecutiva que a ApexBrasil participa do Fuorisalone, apresentando o melhor do design brasileiro em termos de originalidade, inovação e sustentabilidade para o mundo.
Do total de marcas nacionais participantes, 57 vão expor no FuoriSalone. Destas, 12 são das regiões Norte e Nordeste e 33 participam pela primeira vez do evento.
A presença feminina será forte: mais de 30 empresas de toda a delegação brasileira possuem mulheres em cargos de liderança. Dentre os produtos expostos, estarão:
– Móveis de alto padrão, objetos decorativos, iluminação, pedras ornamentais, revestimentos cerâmicos e artesanato.
“Nossa missão é fomentar a competitividade da indústria e do design nacional”, afirma a gerente de Indústria e Serviços da ApexBrasil, Maria Paula Velloso.
“Mostraremos que aliamos tecnologia, qualidade de produção, criatividade e uma narrativa cultural singular para compartilhar com o mundo”, completa.
No FuoriSalone, o conceito da exposição brasileira, que conta com curadoria de Bruno Simões, gira em torno de um fenômeno natural popularmente conhecido como “chuva do caju” (Cashew rain).
Este conceito se refere à escassa precipitação durante a estação seca em diferentes regiões do Brasil, que precede a floração dos cajueiros e simboliza uma boa colheita por vir.
A ideia é mostrar a transformação e a imprevisibilidade diante dos desequilíbrios climáticos e, a partir disso, apresentar o design como ferramenta de transformação.
São muitas peças em madeira certificada brasileira e muitos estofados com tecidos interessantes, como couro vegetal de abacaxi, o couro de pirarucu. Também tem peça com borracha amazônica.
“Outro material diferente é um revestimento de cerâmica que aproveita sobras de jeans da indústria da moda”, comenta o arquiteto, designer e curador da mostra brasileira no Fuorisalone, Bruno Simões.
No iSaloni, o “Espaço Brasil” é liderado pela Abimóvel com o apoio da ApexBrasil, por meio do projeto setorial Brazilian Furniture. Serão 33 marcas brasileiras expondo no local.
Com cenografia assinada pela empresa Estojo e curadoria das peças do Design + Indústria a cargo da arquiteta Liana Tessler, o espaço não apenas destacará a excelência do design brasileiro.
Ele também visa dialogar diretamente com o tema central desta edição do iSaloni: “Pensado para Humanos”, que ressalta a conexão essencial entre design e experiência humana.
Em 2024, a 62ª edição do iSaloni reuniu 1950 expositores de 35 países, além de 600 designers de 37 nacionalidades – incluindo cerca de 30 indústrias e 40 designers brasileiros.
Nesse ambiente, quase 371 mil visitantes (20,2% a mais do que na edição anterior) oriundos de aproximadamente 200 países estiveram presentes.
Na ocasião, as empresas brasileiras fecharam negócios da ordem de US$ 40 milhões. A meta, nesta edição, é reforçar ainda mais o posicionamento do setor de móveis brasileiro no mercado global.
SERVIÇO:
Salão do Móvel de Milão – iSaloni
Data: De 8 a 13 de abril de 2025
Local: “Espaço BRASIL” – Pavilhão 3 – Rho Fiera Milano
Fuorisalone
Data: De 7 a 13 de abril de 2025
Local da mostra brasileira: Universitá degli Studi di Milano