Anúncio
Início Eventos Sociais, Esportivos e Corporativos Brasil marca presença na Semana de Design de Milão 2025 com 90...

Brasil marca presença na Semana de Design de Milão 2025 com 90 marcas

O Brasil estará presente novamente na Semana de Design de Milão (Milan Design Week), considerado um dos mais importantes encontros no universo do design.

Serão 90 marcas brasileiras de design, mobiliário e decoração – entre empresas e profissionais independentes – no evento com o apoio da ApexBrasil e da ABIMÓVEL.

O evento é composto por duas mostras: o iSaloni – Salão do Móvel de Milão (Salone del Mobile.Milano), o maior evento do setor moveleiro no mundo, e o Fuorisalone, que conta com múltiplos projetos de arte e cultura, e acolhe exposições paralelamente ao Salão do Móvel.

Esta será a 8ª vez consecutiva que a ApexBrasil participa do Fuorisalone, apresentando o melhor do design brasileiro em termos de originalidade, inovação e sustentabilidade para o mundo.

Anúncio

Do total de marcas nacionais participantes, 57 vão expor no FuoriSalone. Destas, 12 são das regiões Norte e Nordeste e 33 participam pela primeira vez do evento.

A presença feminina será forte: mais de 30 empresas de toda a delegação brasileira possuem mulheres em cargos de liderança. Dentre os produtos expostos, estarão:

– Móveis de alto padrão, objetos decorativos, iluminação, pedras ornamentais, revestimentos cerâmicos e artesanato.

“Nossa missão é fomentar a competitividade da indústria e do design nacional”, afirma a gerente de Indústria e Serviços da ApexBrasil, Maria Paula Velloso.

“Mostraremos que aliamos tecnologia, qualidade de produção, criatividade e uma narrativa cultural singular para compartilhar com o mundo”, completa.

No FuoriSalone, o conceito da exposição brasileira, que conta com curadoria de Bruno Simões, gira em torno de um fenômeno natural popularmente conhecido como “chuva do caju” (Cashew rain).

Este conceito se refere à escassa precipitação durante a estação seca em diferentes regiões do Brasil, que precede a floração dos cajueiros e simboliza uma boa colheita por vir.

A ideia é mostrar a transformação e a imprevisibilidade diante dos desequilíbrios climáticos e, a partir disso, apresentar o design como ferramenta de transformação.

São muitas peças em madeira certificada brasileira e muitos estofados com tecidos interessantes, como couro vegetal de abacaxi, o couro de pirarucu. Também tem peça com borracha amazônica.

“Outro material diferente é um revestimento de cerâmica que aproveita sobras de jeans da indústria da moda”, comenta o arquiteto, designer e curador da mostra brasileira no Fuorisalone, Bruno Simões.

No iSaloni, o “Espaço Brasil” é liderado pela Abimóvel com o apoio da ApexBrasil, por meio do projeto setorial Brazilian Furniture. Serão 33 marcas brasileiras expondo no local.

Com cenografia assinada pela empresa Estojo e curadoria das peças do Design + Indústria a cargo da arquiteta Liana Tessler, o espaço não apenas destacará a excelência do design brasileiro.

Ele também visa dialogar diretamente com o tema central desta edição do iSaloni: “Pensado para Humanos”, que ressalta a conexão essencial entre design e experiência humana.

Em 2024, a 62ª edição do iSaloni reuniu 1950 expositores de 35 países, além de 600 designers de 37 nacionalidades – incluindo cerca de 30 indústrias e 40 designers brasileiros.

Nesse ambiente, quase 371 mil visitantes (20,2% a mais do que na edição anterior) oriundos de aproximadamente 200 países estiveram presentes.

Na ocasião, as empresas brasileiras fecharam negócios da ordem de US$ 40 milhões. A meta, nesta edição, é reforçar ainda mais o posicionamento do setor de móveis brasileiro no mercado global.

SERVIÇO:

Salão do Móvel de Milão – iSaloni

Data: De 8 a 13 de abril de 2025

Local: “Espaço BRASIL” – Pavilhão 3 – Rho Fiera Milano

Fuorisalone

Data: De 7 a 13 de abril de 2025

Local da mostra brasileira: Universitá degli Studi di Milano

Anúncio

SEM COMENTÁRIOS

Sair da versão mobile
Privacy Overview

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.

Strictly Necessary Cookies

Strictly Necessary Cookie should be enabled at all times so that we can save your preferences for cookie settings.

If you disable this cookie, we will not be able to save your preferences. This means that every time you visit this website you will need to enable or disable cookies again.