Os bons resultados das exportações registrados no ano passado – crescimento de 45% em receita e o melhor resultado em 12 anos – ainda sopram seus ares no setor calçadista brasileiro.
Tanto que, nos próximos dias 17 a 20 de junho, um número recorde de marcas verde-amarelas estará na Itália para participar da Expo Riva Schuh, em Riva Del Garda.
A participação de 69 marcas brasileiras é apoiada pelo Brazilian Footwear, programa de fomento às exportações do setor mantido pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) em parceria com a ApexBrasil.
Considerada uma das maiores feiras de negócios para o setor em nível mundial, a Expo Riva Schuh sempre traz boas expectativas para os calçadistas brasileiros, visto a grande visitação de compradores europeus, latino-americanos e do Oriente Médio.
“É uma feira bastante internacionalizada, que recebe importadores de pelo menos 100 países em todas as suas edições”, avalia a analista de Relacionamento da Abicalçados, Aline Maldaner.
Neste ano, o Brasil terá, ainda, uma apresentação do Origem Sustentável no estande institucional do Brazilian Footwear.
“Será aos moldes do que já acontece na Micam, também na Itália. Os compradores internacionais estão buscando não somente produtos sustentáveis, mas que tenham uma certificação de credibilidade”, comenta Aline.
“Neste contexto, o Origem Sustentável, único programa a certificar práticas de ESG na cadeia produtiva do calçado em todo o mundo, tem chamado muita a atenção”, completa.
As empresas brasileiras certificadas presentes – Calçados Beira Rio, Grendene, Piccadilly, Ramarim, Bibi, Pampili, Pegada, Usaflex e Ala – terão uma ativação no local, com coquetel para convidados no dia 17.
Segundo Aline, a expectativa é que a Expo Riva Schuh tenha a maior visitação dos anos mais recentes, pois todos os seus pavilhões estarão liberados, o que não acontece desde a pré-pandemia, em 2019.
“O calçado brasileiro é sempre um grande atrativo no evento e vem ganhando ainda mais espaço ao passo que se adequa cada vez mais às necessidades dos compradores, principalmente europeus, na busca de fornecedores sustentáveis”, conclui.
Na mais recente edição de junho da Expo Riva Schuh, em 2022, 51 marcas brasileiras participaram pelo programa Brazilian Footwear e geraram mais de US$ 38 milhões em negócios, entre os realizados in loco e os resultantes do evento.
Participam do evento, com o apoio do Brazilian Footwear, as marcas:
– ADG Export, Awana, Lamara London, GVD International, Usaflex, Carrano, Andacco, Vizzano, Beira Rio, Moleca, Modare Ultraconforto, Molekinha, Molekinho, Actvitta, BR Sport;
– Madeira Brasil, Werner, Pegada, Capelli Rossi, Jorge Bischoff, Loucos & Santos, Democrata, Piccadilly, Anatomic Shoes, Moema, Archetti, Cartago, Grendha, Copacabana, Azaleia;
– Grendene Kids, Zaxy, Kidy, Suzana Santos, Renata Mello, Azillê, Pampili, Ramarim, Comfortflex, Levecomfort, Leveterapia, Adrun, Cecconello, Alex Senne, Boaonda, Bibi;
– Itapuã, New Face, Diversão, Street, Sollu, Ala, Zatz, Klin, Andine, Cia Perfeita, Eléia, Ipadma, Killana, Lightgel, Stéphanie Classic, Valentina, Variettá, Cristófoli, Tabita, Divalesi, Opananken Antitensor, Villione e Sapatoterapia.