Destinos brasileiros levaram um prêmio e quatro certificações de sustentabilidade da fundação holandesa Green Destinations durante a Feira Internacional de Berlim (ITB).
O evento realizado na capital da Alemanha, e que reuniu o trade mundial de turismo, foi encerrado nesta quinta-feira (7).
O município de Tibau do Sul (RN) ganhou o 1º lugar do prêmio da 10ª edição da Green Destinations Story Awards na categoria Comunidades Prósperas com a história ‘O Sorriso das Ostras’, sobre a criação da Associação dos Produtores de Ostras do Rio Grande do Norte (Aproostras).
Já a cerimônia de Certificação de Gestão Sustentável reconheceu como exemplos mundiais de sustentabilidade na categoria Prata a Rota Enxaimel (SC) e a Praia da Pipa (RN) e, na categoria Bronze, o arquipélago pernambucano de Fernando de Noronha e o município de São Miguel do Gostoso, novamente no Rio Grande do Norte.
Isso significa que as regiões são consideradas líderes nos esforços para estruturar políticas mais sustentáveis e inclusivas, com ações que envolvem os setores público e privado e comunidades locais.
As quatro regiões passaram por uma minuciosa auditoria em 84 critérios para obterem o Certificado Green Destinations, tornando o desenvolvimento sustentável uma realidade palpável e mensurável.
O programa segue diretrizes internacionais de gestão de sustentabilidade e é reconhecido pelo Conselho Global de Turismo Sustentável (GSTC).
O selo tem validade de até dois anos e é considerado um reforço do compromisso dos destinos com o desenvolvimento sustentável.
A Embratur participou da solenidade com uma comitiva brasileira liderada pelo Programa DEL Turismo, do Instituto DEL, que apoiou diretamente as ações de sustentabilidade de Tibau do Sul e dos quatro municípios certificados.
A comitiva do instituto incluiu os governos do Rio Grande do Norte, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Acre, Pernambuco e Amapá.
Durante a ITB, a Agência apresentou o Brasil como uma terra de destinos diversos, sustentáveis, que faz frente ao mercado caribenho.
O Sorriso das Ostras
O município de Tibau do Sul (RN) ganhou o 1º lugar do Green Destinations Story Awards, prêmio que reconhece histórias de boas práticas e ações inspiradoras em destinos turísticos.
No caso de Tibau, extrativistas do distrito de Cabeceiras viviam em situação de vulnerabilidade e encontraram na pesca, agricultura e extração de ostras em seu habitat natural uma alternativa.
A extração de ostra, porém, era focada apenas na exploração dos espécimes no mangue e sem os cuidados sanitários para o consumo.
Para solucionar o problema, os extrativistas criaram a Aproostras. A partir daí, a comunidade passou também a cultivar as ostras e criaram a chamada Rota das Ostras, passeio em canoas de madeira que, de acordo com a história apresentada à Green Destinations, parte do porto e segue ao longo da lagoa Guaraíras em direção à área de cultivo, associando a produção ao turismo da região.
Os próprios produtores atuam como guias e compartilham informações com os visitantes.
No fim do passeio, produtores oferecem uma grande variedade de ostras frescas de produção familiar em um empreendimento turístico de base comunitária orientado para a sustentabilidade e desenvolvimento ambiental, econômico, social e cultural.
A Green Destinations Story Awards tem seis premiações:
– Comunidades prósperas, Negócios & Marketing, Cultura e Tradição, Meio Ambiente e Clima, Governança, Reset e Recuperação, Natureza & Cenografia, e os prêmios especiais ITB Earth e People’s Choice Award.