Brasileiros esperam muitos negócios na NABShow (EUA)

Anúncio ABIMAD39

A tecnologia brasileira no segmento de broadcast é referência em todo o mundo, e os produtos fabricados no país figuram entre os mais competitivos no cenário internacional. Por esse motivo, 20 empresas nacionais vão participar da maior feira mundial do segmento, a NABShow, realizada em Las Vegas, nos EUA, entre os dias 13 e 16 de abril, e esperam movimentar US$ 12 milhões.

O objetivo das companhias é expandir a atuação no exterior, apresentar os últimos lançamentos do setor e realizar novos negócios com as maiores marcas do planeta.

A delegação brasileira será a maior da Feira e terá à disposição um dos maiores pavilhões, coordenado pelo Projeto Setorial Eletroeletrônicos Brasil (PS Eletroeletrônicos Brasil), realizado em parceria entre a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e o Sindicato das Indústrias de Aparelhos Elétricos, Eletrônicos e Similares do Vale da Eletrônica (SINDVEL).

No evento, que reunirá 1550 expositores de 150 países, os brasileiros irão apresentar mais de 14 lançamentos, sendo que o grande destaque é a divulgação do Integrated Services Digital Broadcasting – Terrestrial (ISDB-T), padrão nacional de conversor de TV Digital, desenvolvido com base na tecnologia japonesa, que é um dos mais avançados do mercado e o segundo mais utilizado no mundo.

Anúncio

De acordo com a gerente do PS Eletrônicos Brasil, Daniela Saccardo, apesar de já estar presente em países latino-americanos e de outros continentes, a demanda pelo ISDB-T é crescente em todo o cenário global. “O nosso modelo é adotado, atualmente, em 16 nações, alcançando 562 milhões de pessoas. Isso é devido às suas características técnicas e ao sucesso da implementação no Brasil e no Japão”, revela. Ainda segundo Daniela, a expectativa é de que ele seja ainda mais difundido na NABShow.

De acordo com o Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital Terrestre (SBTVD), atualmente mais de 70% dos brasileiros já têm condições de receber o sinal de TV digital, e, com o processo de desligamento da transmissão analógica, que será iniciado em novembro deste ano e terminará em 2018, todas as cidades terão a cobertura, atingindo quase toda a população.

A delegação brasileira participa da NABShow desde 2007, com um número cada vez maior de empresas que sempre apresentam novidades, e para a edição deste ano a maioria das marcas preparou lançamentos e versões mais modernas e atualizadas de seus produtos.

A Tecsys, por exemplo, companhia instalada em São José dos Campos, São Paulo, leva para Las Vegas o Conversor de Mídia Digital para Overlay Video, equipamento que está sendo produzido pela primeira vez no Brasil, com funções remotas de adição, inserção ou sobreposição de elementos gráficos e textos em tempo real sobre o vídeo dinâmico que está sendo transmitido pelas emissoras.

Evento de peso

Ao longo dos quatro dias de Feira, são esperados cerca de 100 mil visitantes, que poderão conhecer as principais soluções desenvolvidas no segmento de broadcast. O setor abrange produtos como software para televisão e dispositivos móveis digitais; equipamentos para telemetria e gerenciamento remoto; plataformas de transmissão e recepção; projetos e integração em equipamentos; soluções integradas de hardware e software, entre outros.

No evento, que é realizado todos os anos pela National Association of Broadcasters (NAB), os empresários brasileiros, além de realizar negócios e firmar parcerias, também poderão participar de palestras oferecidas pela Sociedade Brasileira de Engenharia e Televisão (SET) e de entidades internacionais, conhecer as novidades de outros países e participar de um evento exclusivo organizado pela Associação das Emissoras de Rádio e Televisão do Estado de São Paulo (AESP), sobre o cenário brasileiro no segmento.

Além das empresas brasileiras, a NABShow também receberá marcas internacionais, como a Canon, Panasonic, JVC, Sony, Dolby e Ericsson, entre outras.

Fonte: Apex-Brasil