O Brasil foi representado por 29 empresários da cadeia produtiva do café na Specialty Coffee Expo 2023, principal feira do setor na América do Norte.
O evento foi realizado pela Specialty Coffee Association (SCA), em Portland, Estados Unidos, de 21 a 23 de abril de 2023.
A participação nacional se deu como ação do projeto “Brazil. The Coffee Nation”, desenvolvido por Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) e a ApexBrasil.
Esses profissionais realizaram US$ 19,8 milhões em negócios no evento e têm a perspectiva para a concretização de mais US$ 100,1 milhões ao longo dos próximos 12 meses.
Na feira, o país teve um estande com bancadas de integrantes do projeto e um brew bar, que ofereceu cafés expresso e filtrado, de diversas origens produtoras brasileiras, ao público presente.
No espaço, foram realizadas oito sessões de cupping, que contribuíram para evidenciar a qualidade e a diversidade dos grãos cultivados no Brasil.
Os empresários nacionais realizaram 723 contatos comerciais, dos quais 417 foram com novos parceiros, que proporcionaram a concretização dos negócios presenciais e a estimativa de vendas futuras, que podem render os US$ 120 milhões estimados.
A presença no principal evento cafeeiro do maior consumidor global, conforme o diretor executivo da BSCA, Vinicius Estrela, é o preenchimento de um espaço que o Brasil deve manter e ampliar devido às oportunidades oferecidas.
Principalmente porque os Estados Unidos são os principais compradores dos cafés brasileiros, tendo importado, em 2022, cerca de 8 milhões de sacas do produto.
Do total comprado pelos norte-americanos no ano passado, 20%, ou 1,6 milhão de sacas, correspondem a cafés especiais.
“Isso evidencia que a qualidade, a diversidade e a sustentabilidade do produto do Brasil, que é o principal fornecedor aos Estados Unidos, vêm ao encontro do demandado pelos norte-americanos”, comenta Estrela.
“É fundamental estreitarmos, cada vez mais, laços com os maiores consumidores do mundo e é muito gratificante ver que o trabalho vem trilhando o caminho correto, pois temos mantido e até mesmo ampliado nossa participação nesse mercado, atendendo às demandas desde os trades até os baristas e consumidores finais”, finaliza.