A 4ª edição do Brasília Trends Fashion Week – BTFW chega à capital federal com a temática “Moda inclusiva e plural”, de 8 a 10 de dezembro de 2023, no Sesc Guará.
O evento busca fomentar a economia criativa por meio das mais diferentes produções autorais, desde o artesanato até a indústria, sempre agregado às histórias de pessoas do Distrito Federal, do Brasil e do mundo.
Durante os três dias de evento, as passarelas e a programação darão visibilidade para iniciativas de capacitação de mulheres em estado de vulnerabilidade, inclusão, diversidade de etnias e de referências culturais.
Traz ainda debates sobre temas de relevância que atingem inúmeras vítimas dentro da cadeia da moda, como o tráfico de pessoas, trabalho escravo e trabalho infantil, cujo direitos fundamentais e dignidade são enormemente violados.
Com a realização do Codese/DF, e a organização do Grupo Cirandinha, o BTFW contará com a participação e o movimento de empresários, modelos, músicos, autoridades, influenciadores e parceiros estratégicos.
Com entrada franca, mediante a doação de 1kg de alimento não perecível, são esperadas que circulem por lá aproximadamente 10 mil pessoas. Tudo que for arrecadado será revertido para o Programa Mesa Brasil do SESC-DF.
MODA INCLUSIVA E PLURAL
O tema deste ano é “Moda inclusiva e plural” traduzindo exatamente o DNA do evento, que busca a quebra de paradigmas, entre eles: peso, altura, tipo físico, idade e poder aquisitivo para compra de objetos da moda.
Bernardeth Martins, CEO do Grupo Cirandinha e do Brasília Trends Fashion Week, explica que o tema da edição deste ano tem como objetivo mostrar que é preciso desconstruir a padronização dos corpos e que não existe um corpo ideal de beleza.
“Temos que incluir todas as pessoas no mundo fashion. O Brasília Trends tem o propósito de inclusão onde reafirmamos que a moda não faz distinção de gênero, idade ou biótipo e que há espaço para todos e todas”, explica.
“O importante é amarmos o que somos, como somos e vestirmos de acordo com o que é a nossa realidade”, completa a idealizadora do Brasília Trends.
Serão apresentados aproximadamente doze de desfiles diariamente, além de:
– Palestras, oficinas, Rodas de Conversa, exposição de arte, artesanato, loja colaborativa, circuito de economia solidária, apresentações musicais, gastronomia;
– Ações de inclusão social, com a participação especial das Embaixada da Tanzânia, Quênia, Zâmbia e Camarões.
A parte estrutural do evento conta com diferentes espaços de circulação, dentre eles:
ESPAÇO LEARNING
Reservado para workshops e palestras, todos gratuitos, o espaço vai trazer pautas importantes relacionadas à moda, ao tráfico de pessoas e ao trabalho escravo, trabalho infantil, e violência contra a mulher, temas que vêm crescendo cada vez mais no país.
Para debater essas questões delicadas, a madrinha do evento, Luíza Brunet, estará presente na discussão. Desde 2016, Luíza é referência e ativista pelos direitos das mulheres.
Sua agenda é repleta de palestras realizadas tanto no território nacional como internacional, abordando os temas em específico.
O projeto também terá uma mesa redonda para discutir a inclusão de pessoas com deficiência no mundo da moda, o empreendedorismo de mulheres que passaram por algum tipo de violência, profissionalização e mercado de trabalho.
Confira alguns dos destaques:
Dia 8/12 – das 10 às 13h: mesa redonda sobre “Tráfico de pessoas, exploração sexual, trabalho escravo e infantil: uma conexão alarmante no Brasil”, com a participação de Luíza Brunet, especialistas do Ministério do Trabalho, da Organização Internacional da Migração, além de Hédel Torres, que lançará o seu livro sobre Tráfico de Pessoas;
Dia 9/12 – às 10h: debate sobre a importância da inclusão no mundo da moda; com a participação de especialistas da Federação Brasileira de Associações de Síndrome de Down, OAB, e Conselho Distrital de Direitos Humanos;
Dia 9/12 – às 14h30: conversa sobre a violência contra a mulher, causas e consequências, com a participação de Luíza Brunet; Secretaria da Mulher do DF, e parlamentares como Dra. Jane Klebia e Paula Belmonte.
ESPAÇO FASHION
Os desfiles acontecem nos dias 9 e 10/12, das 17h às 22h. Com o apoio da Organização Internacional da Migração, estreia no BTFW a Tribo Waraos, grupo étnico do Norte da Venezuela que veio refugiado para o Brasil e hoje vive na cidade de São Sebastião (região do entorno do DF).
Eles irão apresentar sua produção autoral de acessórios para compor os looks dos desfiles.
Outro destaque é a parceria entre o Grupo Cirandinha, a IMECRIA Verde, a Escola de Moda Fashion Campus e a Malharia Ipanema, que dará visibilidade ao trabalho criado por vinte mulheres em situação de vulnerabilidade da Associação Nova Cidadania de Santa Maria.
Elas foram capacitadas em corte e costura, e além de conquistar uma nova profissão, serão responsáveis por um desfile com dez produções autorais.
As Embaixadas da Tanzânia, Quênia, Camarões e Zâmbia entram no clima e apresentam na passarela sua cultura por meio das vestimentas e acessórios.
ESPAÇO BUSSINESS
Com o intuito de apresentar e promover as oportunidades de negócios que os empresários do setor têm a oferecer, o BTFW disponibiliza, durante os dias de evento, espaços exclusivos.
Neles os quais os lojistas, comerciantes, artistas locais e das embaixadas podem expor e comercializar seus produtos.
PARCERIA SENAC DF
Em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), o Brasília Trends proporciona aos alunos da Faculdade e da Escola Técnica da instituição uma oportunidade de vivenciar uma experiência profissional única e prática.
Os alunos do curso de Tecnologia e Marketing da Faculdade Senac-DF foram responsáveis por criar a nova logomarca do BTFW.
Ainda: desenvolveram uma edição especial do evento no Metaverso, que pode ser acessado no formato digital pela plataforma Spatial no link: https://bit.ly/btfweek.
Já os alunos dos cursos de formação profissional de recepção, maquiagem e cabelo participarão do evento, colocando em prática tudo o que aprenderam ao longo do semestre.
PARCERIA SESC-DF E POLO DE MODAS GUARÁ
O Brasília Trends será palco da comemoração dos 25 anos da Unidade do Guará do SESC-DF, criada em 1998, trazendo uma história de resiliência e impacto significativo na comunidade.
Há 25 anos o Guará ganhou os setores industriais e comerciais, e daí nasceu o Polo de Modas, pensado para ser um centro de desenvolvimento econômico.
Atualmente conta com 239 empresas ligadas ao setor de vestuário, atua no local com a venda de matéria-prima, confecção e comercialização de roupas, que poderão ser vistas através dos desfiles que serão apresentados durante o BTFW.
Serviço:
Local: QE 04 Área Especial, Guará I
Dias: 8, 9 e 10 de dezembro de 2023
Horário: A partir das 10h
Entrada: um quilo de alimento não perecível, que será doado para o programa Mesa Brasil do SESC-DF
Site Oficial: https://linktr.ee/btfw
Crédito da imagem: Camila Guerra