O primeiro dia da Brazil Automation 2014, que acontece de 04 a 06 de novembro no Transamerica Expo Center, em São Paulo (SP), trouxe importantes lançamentos da indústria, discussões estratégicas e troca de conhecimentos técnicos. A Indústria 4.0 é o tema principal nesta edição.
No primeiro dia do Congresso Internacional de Automação, um dos destaques foi a palestra “A Nova Realidade da Internet Industrial”, apresentada por Ricardo Lomez, gerente de vendas da GE, Aldo Chioratto, diretor da Atrix, Elson Aranha analista de soluções de TI da Vale – divisão de fertilizantes, e Carlos Paiola, gerente comercial da Aquarius Softwares.
Para Ricardo Lomez, da GE, a Brazil Automation proporciona um espaço essencial para renovar conceitos e discutir a realidade em que se encontra a automação na indústria brasileira. “De um modo geral, a indústria busca por produtividade. Para que o setor industrial brasileiro torne-se competitivo globalmente, é preciso a existência de eventos como a Brazil Automation, onde não debatemos somente a tecnologia em si, mas principalmente como ela vai nos ajudar”, disse Lomez.
Em sua palestra, o executivo da GE falou sobre o Predix Plataform, software que permite o gerenciamento de desempenho de ativos (APM), a otimização de operações e que executa padrões de análises em escala industrial. “A filosofia da GE hoje é a internet industrial, e o Predix é uma plataforma de desenvolvimento que vem incorporando tecnologias e ideias de forma a concretizar essa filosofia, assim como as outras soluções da empresa que também seguem essa linha de implementação do conceito”, completou Ricardo Lomez.
Andre Felipe Pedrassolli, diretor de marketing da Siemens PLM, palestrou sobre o futuro da indústria brasileira e destacou a posição do País no cenário global, o aumento da competitividade e a inovação como o único caminho para que as empresas possam aumentar a eficiência, reduzir o tempo de lançamento de produtos e melhorar a flexibilidade para reforçar a posição competitiva nos mercados mundiais.
Outro destaque do Congresso foi a palestra sobre Gerenciamento de Alarmes, feita por Marco Rodrigues, engenheiro de aplicação de soluções avançadas da Honeywell Process Solutions. “A Brazil Automation é um evento extremamente importante, sobretudo se observarmos que hoje no Brasil existe uma carência de educação técnica. Aqui, o usuário final das nossas tecnologias pode conhecer e entender os nossos lançamentos”, aponta Rodrigues.
Destaque dos expositores
A Altus apresenta os novos produtos da Série Nexto de controladores programáveis, como a Solução Safety para segurança funcional. Os equipamentos dessa série foram desenvolvidos com o intuito de minimizar a probabilidade de falhas randômicas e sistêmicas que impactem no correto funcionamento do sistema de automação. A recém-lançada NX3004, primeira UCP a contar com uma fonte alimentação integrada, assim como os módulos NX5110 e NX5210, e as novas cabeças remotas PROFIBUS-DP da série, também estão expostos na feira.
Os visitantes também podem conferir os switches industriais da série Connect. Os equipamentos da série contam com portas elétricas e de fibra ótica, que podem ser gerenciáveis ou não, de acordo com o modelo do produto. A robustez e a resistência da mecânica de alumínio, aliada ao seu elevado índice de MTBF (Medium Time Between Failures), fazem dos produtos da série excelentes opções para as mais variadas demandas de todos os segmentos da indústria.
Para Fernando Trein, diretor de P&D e Marketing da Altus, a Brazil Automation é o principal evento do segmento de automação industrial do Brasil: “Sempre indicamos este evento como referência no setor para clientes nacionais e internacionais”.
Já Paulo Kataoka, gerente de produto da Siemens, afirma que a Brazil Automation é um dos melhores lugares para expor uma nova tecnologia: “Escolhemos o evento para lançar o novo módulo para microautomação LOGO! 8, pois neste encontro circulam durante todo o dia os principais clientes do setor”. O novo produto é ideal para a implementação de automação simples na indústria, em residências e em inúmeras aplicações especiais nas mais diversas áreas.
Em infraestrutura, por exemplo, a solução com o LOGO! pode ser utilizada no controle de iluminação predial, ar-condicionado, monitoramento de equipamentos e sistemas de alarme de incêndio, entre outros. Já no setor industrial pode ser utilizado em equipamentos de transporte como esteiras para alimentadores automáticos, em soluções especiais tais como usinas de energia solar, em painéis e placas de sinalização de tráfego e também nos controles de máquinas, bombas e instalações de filtragem. A nova versão 8 do LOGO! Soft Comfort possui configuração automática, pode ser adaptada às edições anteriores do módulo, tem a habilidade de abrir mais de três programas ao mesmo tempo na mesma visualização, e permite o envio de alerta e controle remoto via celular, através do novo módulo LOGO! CMR.
Serviço:
Brazil Automation 2014 – 18º Congresso Internacional e Exposição de Automação, Sistemas e Instrumentação
Data: 04 a 06 de novembro de 2014
Horários: Congresso das 9h às 18h e a Exposição das 13h às 20h
Local: Transamerica Expo Center, Av. Dr. Mário Villas Boas Rodrigues, 387, São Paulo (SP).
Informações: www.brazilautomation.com.br