Uma delegação de empresários brasileiros do setor de cafés especiais participou da Café Show Seoul 2024, principal evento do segmento na Coreia do Sul, que ocorreu de 6 a 9 de novembro, na capital sul-coreana.
A iniciativa, que compõe as ações do projeto “Brazil. The Coffee Nation rendeu US$ 6,126 milhões em negócios presencialmente e pode render mais US$ 22,350 milhões nos próximos 12 meses, o que geraria um total de US$ 28,5 milhões ao país.
O projeto é realizado pela Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).
A participação do Brasil na feira se deu em um estande com bancadas de participantes do projeto, espaço para reunião de negócios e um brew bar, onde foram apresentados cafés finalistas do Cup of Excellence 2024 e realizadas quatro sessões de cupping, incluindo:
– Uma dedicada exclusivamente à promoção do Top 3 das categorias Via Seca, Via Úmida e Experimental do principal concurso de qualidade para cafés especiais do mundo.
O espaço proporcionou a realização de 71 contatos comerciais, sendo 34 novos, que possibilitaram os negócios na feira e ao longo do próximo ano.
“O desempenho deste ano é superior ao que obtivemos no ano passado, quando foram concretizados US$ 22,4 milhões em negócios”, explica Vinicius Estrela, diretor executivo da BSCA.
“O mercado sul-coreano é maduro e estratégico para os cafés especiais brasileiros, por isso é importante marcarmos presença e reforçarmos a imagem do Brasil como líder global da produção desse setor e fortalecer conexões com os agentes da Coreia do Sul”, completa.
Em 2023, a Coreia do Sul importou 964.302 sacas de 60 dos cafés do Brasil, o que lhe concedeu o posto de 12º lugar no ranking dos principais parceiros comerciais do produto nacional, conforme dados do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé).
Neste ano, de janeiro a outubro, os sul-coreanos já importaram 888.982 sacas, mantendo a 12ª colocação na tabela das exportações brasileiras.
TAIWAN
O roteiro dos brasileiros pela Ásia, como ação do “Brazil. The Coffee Nation”, também incluiu a participação, entre 15 e 18 de novembro, na Taiwan International Coffee Show 2024, realizada em Taipé, capital taiwanesa.
Com estande e ações similares às realizadas na Coreia, os empresários brasileiros fizeram 30 contatos comerciais – 10 novos –, que podem render US$ 6 milhões até dezembro de 2025.