Câmara Municipal de SP terá audiência pública para discutir a retomada das feiras e eventos

Anúncio

Em reunião realizada nesta quarta-feira (19/8), a Comissão de Finanças e Orçamento aprovou a realização de uma Audiência Pública, juntamente com representantes do Executivo, para debater a situação dos buffets infantis, sociais e corporativos e também das feiras de negócios, setores que ainda aguardam autorização do Poder Público para retomar suas atividades.

O requerimento foi apresentado pelos vereadores Rodrigo Goulart e Soninha Francine, que também compõem a Comissão Extraordinária de Apoio ao Desenvolvimento do Turismo, do Lazer e da Gastronomia. De acordo com o documento, o impacto da pandemia e a paralisação das atividades desses setores ameaçam a manutenção dos empregos, e a falta de previsão de retomada impede o planejamento e captação de clientes.

“Os representantes do setor têm ciência de que o retorno imediato não é possível, mas querem uma previsão porque eles têm todo tipo de controle”, esclareceu Goulart, que é presidente da Comissão de Turismo. “Estamos falando de um setor importante da economia paulistana”.

Para participar da audiência, os parlamentares solicitam a presença do secretário municipal da Casa Civil, Orlando Lindório de Faria, do secretário municipal de Saúde, Edson Aparecido, e também da coordenadora da Covisa (Coordenadoria de Vigilância em Saúde), Solange Maria de Saboia e Silva. A data da audiência será na próxima quarta-feira (26/8)

Anúncio

Protocolos

Mesmo sem data definida para liberação, o Governo de São Paulo já anunciou algumas restrições que deverão ser seguidas. Os protocolos são válidos para atividades culturais e para eventos do setor comercial, como feiras e congressos e convenções.

Foram estabelecidas regras como ocupação máxima de 40% da capacidade do local, funcionamento máximo de 6 horas por dia, público sentado e assentos com distanciamento mínimo de 1,5 metro e uso obrigatório de máscara.

O presidente da Comissão acredita que a capital deve passar para uma fase mais branda, no controle do isolamento social, já nos próximos dias. “Esperamos, em breve, alcançar a fase verde na cidade de São Paulo, assim conseguiremos ter o compromisso da Prefeitura para retomada das atividades dos setores de eventos e turismo em São Paulo”, finalizou Rodrigo Goulart.

Categorização

Um passo importante para a liberação dos eventos na capital paulista será conseguir mostrar aos agentes de saúde do município que existe mais de um tipo de “evento”. O movimento é semelhante ao que aconteceu no Rio de Janeiro, no início deste mês, quando a Apresenta Rio e demais associações apresentaram um estudo ao poder público carioca sobre a categorização dos eventos visando a retomada do setor.

Após este encontro a prefeitura do Rio de Janeiro autorizou, no dia 10 de agosto, o retorno dos eventos de negócios, como: assembleias, workshops, seminários, conferências, simpósios, painéis, congressos e palestras.

Atualizado às 20h50

A reunião, com início às 9h30, pode ser acompanhada, ao vivo, pelo portal do Legislativo paulistano, no link Auditórios Online, ou canal do YouTube da Câmara Municipal de São Paulo.

Serviço:
Audiência Pública virtual da Comissão de Finanças e Orçamento
Tema:  Retomada das atividades dos setores de turismo, eventos de negócios e viagens
Data: 26/8
Horário: 9h30
Local: Auditório Virtual 1

 

Fonte: Com informações da Câmara Municipal de São Paulo | Imagem: André Moura / Rede Câmara