A FIPAN, maior feira de panificação e confeitaria do Brasil, realizará o primeiro Campeonato Brasileiro de Panificação, de 19 a 22 de julho de 2022.
A competição, realizada parceria com a fabricante belga Puratos, será na Arena do Pão, dentro da FIPAN, e vai eleger o melhor padeiro do país.
O vencedor do torneio representará o Brasil no Mondial Du Pain, que acontece na França, em outubro de 2023.
O embaixador de fermentação natural da Puratos, Johannes Roos, será o responsável por treinar os competidores, explicar as regras e como as apresentações devem ser feitas.
O Padeiro é técnico da Seleção Brasileira de Panificação e um dos representantes da Ambassadeurs Du Pain.
O campeonato será dividido em três etapas: seleção, treinamento e competição.
Participam do torneio 8 padeiros que apresentarão 8 tipos de pães do mundo (baguettes, pães típicos e o pão nutricional), viennoiserie (folhados), peça artística, sanduíche feito com o pão nutricional, o pão biológico e brioches com tranças diferentes.
Por fim, o competidor também deverá produzir uma escultura em pão de no mínimo 80cm de altura.
Todos os participantes terão 8 horas de um mesmo dia para a finalização de cada uma das criações.
Os pães serão analisados por um júri composto por quatro renomados profissionais da área de panificação:
Fernando de Oliveira, Papoula Ribeiro, Vera Lúcia Cherobim e o belga Laurent Vannieuwenhove, representante do Aspirant Baker Bélgica e chefe global de panificação da Puratos.
Todos vão avaliar a diversificação de receitas, apresentação, sabor e regularidade no formato dos pães.
Além de revelar novos talentos e ser uma plataforma de relacionamento para a comunidade do pão, a ideia do torneio é proporcionar a excelência da fermentação natural desde o momento do preparo até a mesa.
A Puratos e a FIPAN acreditam que a qualificação da mão de obra é chave para o desenvolvimento da panificação no Brasil.
“Os competidores terão contato direto com o melhor que a Puratos tem a oferecer de conhecimento”, explica o Gerente de Marketing de Panificação da Puratos Brasil, Rafael Fini.
“A consequência dessa preparação é uma competição de alto nível que entregará pães com maior qualidade e sabor”, completa.
Mais informações da competição e da feira no site www.fipan.com.br.