Projeto da Associação Brasileira da Indústria do Mobiliário (Abimóvel) com a ApexBrasil, a CASA BRASIL Nova York foi aberta nesta última sexta-feira (13).
O espaço está localizado entre as ruas Broadway e Mercer, no disputado Soho da cidade americana.
Cerca de 230 pessoas participaram da inauguração oficial e, no primeiro dia de rodadas de negócios, mais de 420 reuniões foram realizadas. Até o momento, mais de 1.500 pessoas já passaram pela Casa.
A instalação permanece em Nova York até o dia 25 de maio e ainda receberá ações de gastronomia e bebidas e alimentos, sempre destacando produtos brasileiros com alto potencial de exportação aos Estados Unidos.
A Casa hospeda 65 empresas e exibe 144 produtos, desde móveis e iluminação até tapeçarias, objetos decorativos e artesanato.
A iniciativa é uma evolução ambiciosa da ação realizada paralelamente à edição de 2021 da International Furniture Contemporary Fair (ICFF), mais relevante feira do setor de mobiliário e design dos Estados Unidos, quando o Brasil montou uma mostra apenas de seu mobiliário.
“A ação foi tão bem-sucedida em 2021 que em meia hora de evento todos os móveis em exibição haviam sido vendidos”, destaca a Embaixadora Maria Nazareth Farani Azevêdo, Cônsul-Geral do Brasil em New York.
“Sabendo disso, desafiamos a ApexBrasil e a Abimóvel a fazerem algo dez vezes maior para 2022 e esse desafio resultou na CASA BRASIL Nova York 2022, um espaço destacado e privilegiado para mostrar a qualidade que oferecemos ao mundo”, completa.
Já na abertura da ICFF 2022, realizada neste domingo (15), ficou claro o prestígio do mobiliário brasileiro nos Estados Unidos.
Diretora-Executiva da Abimóvel, Cândida Cervieri, explica a importância do mercado norte-americano para o mobiliário e o design brasileiros.
“Os Estados Unidos são destino de 40% de nossa exportação de móveis, mas temos muito espaço para crescer, pois ainda não disputamos os produtos do segmento premium do setor, que é exatamente o posicionamento que estamos buscando, tanto com a Casa Brasil quanto com a nossa presença na ICFF”, diz.
Para o Diretor de Negócios da ApexBrasil, Lucas Fiuza, a presença do design e mobiliário brasileiros em duas frentes em Nova York representa uma oportunidade de atualizar a percepção do mercado norte-americano sobre a beleza e qualidade dos produtos nacionais.
“Nossa expectativa é superar o sucesso de 2021 e acredito que estamos no caminho certo. E ainda teremos ações com vinhos, cachaças, ingredientes e gastronomia brasileiros”, afirma Fiuza.
É uma forma de otimizar nosso esforço e investimento e trabalhar diversas frentes com uma única ação”, finaliza.
SERVIÇO
DATA: até 25 de maio
LOCAL: 477 Broadway e 53 Mercer, Nova York
HORÁRIO: 10h às 21h
ENTRADA GRATUITA